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dc.contributor.advisorCordeiro, Andrea Bezerra, 1971-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.creatorSelzler, Heloisa Sbrissiapt_BR
dc.date.accessioned2023-11-23T20:24:50Z
dc.date.available2023-11-23T20:24:50Z
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/85176
dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Andrea Bezerra Cordeiropt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : O presente trabalho procurou abordar a temática dos fazeres manuais no contexto pedagógico, focando no envolvimento das crianças em contato com as aulas de Trabalhos Manuais na Pedagogia Waldorf. Criada por Rudolf Steiner, essa pedagogia procura compreender o ser humano de uma forma mais ampla, e a educação ocorre de forma mais artística e vivencial. Nesse sentido, os trabalhos manuais fazem parte do currículo dessa pedagogia e ocupam um lugar de grande relevância, entendidos como uma atividade que atua no sentir humano e traz uma qualidade de harmonia à criança. Além disso, existe o entendimento de que há uma relação direta entre os movimentos das mãos e a cognição humana, por isso, sua centralidade na grade curricular. O objetivo geral desta pesquisa foi compreender as relações que as crianças estabelecem na experiência com os trabalhos manuais como atividade do currículo do Ensino Fundamental, mais especificamente em uma turma do quinto ano composta por 17 alunos. Para alcançar o objetivo proposto, foi realizada uma etnografia norteada pelos pressupostos da Sociologia da Infância e do entendimento da socialização das crianças como modelo interativo (CORSARO, 2011). Os instrumentos para a geração de dados foram o caderno de campo e a fotografia, sendo que essa última permitiu o desenvolvimento de uma etnografia visual. Para além da demonstração do que foi observado no grupo a partir da fotografia, optou-se pelas narrativas visuais, realizadas a partir da leitura desenvolvida e utilizada por Coutinho e Vieira (2019); Vieira e Coutinho (2019) e Coutinho (2010, 2016a, 2016b), para expressar as experiências e vivências das crianças com os Trabalhos Manuais. As observações e narrativas possibilitaram identificar o envolvimento e o encantamento das crianças ao perceberem a capacidade de suas próprias mãos em criar algo único, principalmente através de suas posturas, olhares e concentração diante do trabalho. Ficou evidente a produção cultural das crianças dentro do grupo ao fazer do trabalho comum um ponto para a criação de narrativas, conversas e diálogos. A reverência e o respeito pelo trabalho do outro nesse processo foram indicativos do quanto o trabalho manual também atua na dimensão social do desenvolvimento das criançaspt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectWaldorf, Metodo de educaçãopt_BR
dc.subjectArte e educaçãopt_BR
dc.subjectNarrativa (Retorica)pt_BR
dc.subjectPedagogia - Estudo e ensinopt_BR
dc.titleTrabalhos manuais no currículo da pedagogia waldorf : analisando sentidos a partir de narrativas visuaispt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


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