Educação ambiental na educação infantil : análise de uma escola municipal em Colombo/PR
Resumo
Resumo : A Educação Ambiental (EA) na educação infantil auxilia na sensibilização dos educandos a respeito do meio ambiente, promovendo a formação de indivíduos mais críticos e transformadores, levando em conta nossa existência em conjunto com a natureza, e os problemas que o uso incorreto dos recursos naturais pode vir a causar no presente e, sobretudo, no futuro. O objetivo desta pesquisa foi avaliar o Projeto Político-Pedagógico de uma Escola Municipal, somado às contribuições do Projeto "Nodarinho", no desenvolvimento da EA, na educação infantil, no município de Colombo/PR. Foram considerados aspectos ligados à importância da educação na educação infantil na formação do indivíduo, priorizando a formação de sujeitos transformadores e cientes dos problemas e da realidade que vivemos, além de uma revisão teórica na área de estudo. Foi aplicado e analisado um questionário em uma escola municipal de Colombo, com perguntas referentes à formação dos docentes da equipe pedagógica da instituição, planejamento de disciplinas e de projetos voltados à área de EA. O estudo revelou que o Projeto em questão tem potencial educativo para estimular a formação cidadã dos estudantes, porém, precisa avançar sob o foco da EA crítica, no sentido de permitir uma maior aplicabilidade dos seus pressupostos, na perspectiva de uma educação socioambiental cidadã Abstract : Environmental Education (EE) in early childhood education helps to raise students' awareness of the environment, promoting the formation of more critical and transformative individuals, taking into account our existence together with nature, and the problems that the incorrect use of resources can cause in the present and, above all, in the future. The objective of this research was to evaluate the Political-Pedagogical Project of a Municipal School, added to the contributions of the "Nodarinho" Project, in the development of EE, in early childhood education, in the city of Colombo/PR. Aspects related to the importance of education in early childhood education in the formation of the individual were considered, prioritizing the formation of transforming subjects aware of the problems and reality in which we live, in addition to a theoretical review in the study area. A questionnaire was applied and analyzed in a municipal school in Colombo, with questions related to the training of teachers in the institution's pedagogical team, planning of disciplines and projects aimed at the area of EE. The study revealed that the Project in question has educational potential to encourage the citizen formation of students, however, it needs to advance under the focus of critical EE, in order to allow greater applicability of its assumptions, in the perspective of a social and environmental citizen education
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