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dc.contributor.advisorOliveira, Luciane Paiva Alves de, 1975-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.creatorSartor, Georgia Catherine Andreis de Bonapt_BR
dc.date.accessioned2023-11-23T20:02:24Z
dc.date.available2023-11-23T20:02:24Z
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/85174
dc.descriptionOrientadora: Profª. Drª. Luciane Paiva Alves de Oliveirapt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Este trabalho de conclusão de curso examinou, por meio de uma proposta de pesquisa-ação, como as experiências corporais podem potencializar a formação estética na Educação Infantil. A fim de atender ao objetivo proposto, foram planejadas e implementadas um conjunto de ações pedagógicas voltadas a três crianças, com idade entre três e quatro anos, integrantes de uma instituição particular de Educação Infantil no município de Curitiba/Paraná, no ano de 2021. Tais ações envolveram experimentações corporais e sensoriais, aliadas a manifestações artísticas, e foram desenvolvidas sob o formato de oficinas. Os dados coletados, mediante a gravação de áudios e vídeos, foram posteriormente transcritos. A análise se apoiou nas discussões de autores da Teoria Crítica da Sociedade, em especial de Benjamin (1987a, 1987b, 1989, 2009), além do estudo de Roble (2008) sobre a Educação dos Sentidos. Nessa perspectiva se evidenciaram dois eixos interpretativos: I) os sentidos corporais como atributo formativo na Educação Infantil; II) a mímesis, o jogo e a arte em experiências estéticas na infância. Por fim, concluiu que corpo, experiência e formação estética se articulam intimamente desde a mais tenra idade do indivíduo, e que a Educação Infantil pode desempenhar um papel importante ao longo desse processo ao favorecer experiências que promovam um contato sensível e estético das crianças com a culturapt_BR
dc.description.abstractAbstract: This final paper examined, through an action research methodology, how bodily experiences can enhance aesthetic formation in Early Childhood Education. In order to fulfill the objective, a set of pedagogical actions were planned and implemented at a private early childhood educational institution in the city of Curitiba/Paraná, in 2021. Three children, aged between three and four years, participated. Such actions involved bodily and sensorial experiments, combined with artistic manifestations, and were developed in the form of workshops. The collected data, through the recording of audios and videos, were later transcribed. The analysis was based on the discussions of authors of the Critical Theory of Society, especially Benjamin (1987a, 1987b, 1989, 2009), in addition to the study of Roble (2008) on Education of the Senses. From this perspective, two interpretative main axes were evidenced: I) the bodily senses as a formative attribute in Early Childhood Education; II) mimesis, play and art in childhood aesthetic experiences. We concluded that body, experience and aesthetic formation are closely articulated from a young age, and that early childhood education can play an important role throughout this process by encouraging experiences that promote a sensitive and aesthetic relation between children and culturept_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectEstética - Educaçãopt_BR
dc.subjectArte na educaçãopt_BR
dc.subjectEnsino aprendizagempt_BR
dc.titleFormação estética e experiência corporal : uma proposta de pesquisa-ação na educação infantilpt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


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