As concepções e ideias que sustentam os estudos sobre gestão democrática da escola pública no Brasil
Resumo
Resumo : A presente pesquisa, de natureza bibliográfica, visa analisar a produção acadêmica sobre a gestão democrática na educação básica nas escolas públicas no Brasil, com o intuito de compreender quais são as ideias e concepções acerca desta temática utilizadas pela literatura especializada no Brasil. Para tanto, foi feita uma revisão da literatura sobre o tema, tomando-se um conjunto de 18 artigos, selecionados no portal Educ@. A análise dos textos publicados entre 2016 e 2021 aponta que a educação é um ato democrático e de construção coletiva e a escola como uma instituição coletiva à qual recai o mencionado princípio da gestão democrática. A pesquisa está dividida em dois momentos: notas teóricas sobre a gestão democrática e as concepções e ideias de gestão democrática a partir da revisão bibliográfica. Neste sentido, a presente pesquisa tem como ênfase a importância da participação e integração de diversos segmentos escolares, para assim alcançar com êxito as metas educacionais sugeridas na proposta político pedagógica das escolas Abstract : This bibliographical research aims to analyze the academic production on democratic administration in Brazilian basic education public schools, in order to understand what are the ideas and conceptions about this theme used by Brazilian specialized literature. Therefore, a literature review on the subject was carried out, taking a set of 18 articles, selected from the Educ@ portal. The papers' were published between 2016 and 2021 and the analysis points out that education is a democratic act of collective construction and the school as a collective institution to which the aforementioned principle of democratic management can influence. This work is divided into two parts: theoretical notes on democratic school administration and the conceptions and ideas of democratic school administration based on the literature review. In this sense, this research emphasizes the importance of participation and integration of different school segments, in order to successfully achieve the educational goals suggested in the school pedagogical policy proposal
Collections
- Pedagogia [626]