• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Pedagogia
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Pedagogia
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    As concepções e ideias que sustentam os estudos sobre gestão democrática da escola pública no Brasil

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R_G_EDINA_SUBTIL_GONCALVES_BUENO.pdf (517.2Kb)
    Data
    2021
    Autor
    Bueno, Edina Subtil Gonçalves
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : A presente pesquisa, de natureza bibliográfica, visa analisar a produção acadêmica sobre a gestão democrática na educação básica nas escolas públicas no Brasil, com o intuito de compreender quais são as ideias e concepções acerca desta temática utilizadas pela literatura especializada no Brasil. Para tanto, foi feita uma revisão da literatura sobre o tema, tomando-se um conjunto de 18 artigos, selecionados no portal Educ@. A análise dos textos publicados entre 2016 e 2021 aponta que a educação é um ato democrático e de construção coletiva e a escola como uma instituição coletiva à qual recai o mencionado princípio da gestão democrática. A pesquisa está dividida em dois momentos: notas teóricas sobre a gestão democrática e as concepções e ideias de gestão democrática a partir da revisão bibliográfica. Neste sentido, a presente pesquisa tem como ênfase a importância da participação e integração de diversos segmentos escolares, para assim alcançar com êxito as metas educacionais sugeridas na proposta político pedagógica das escolas
     
    Abstract : This bibliographical research aims to analyze the academic production on democratic administration in Brazilian basic education public schools, in order to understand what are the ideas and conceptions about this theme used by Brazilian specialized literature. Therefore, a literature review on the subject was carried out, taking a set of 18 articles, selected from the Educ@ portal. The papers' were published between 2016 and 2021 and the analysis points out that education is a democratic act of collective construction and the school as a collective institution to which the aforementioned principle of democratic management can influence. This work is divided into two parts: theoretical notes on democratic school administration and the conceptions and ideas of democratic school administration based on the literature review. In this sense, this research emphasizes the importance of participation and integration of different school segments, in order to successfully achieve the educational goals suggested in the school pedagogical policy proposal
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/85148
    Collections
    • Pedagogia [626]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV