Mulheres negras mestras e mestrandas do grupo de estudos erêyá e suas estratégias de escolarização
Resumo
Resumo : As mulheres negras ingressam em menor número na Pós-Graduação stricto sensu, apesar do crescente acesso dessas mulheres ao Ensino Superior, especialmente, após a Lei de Cotas. São poucas as pesquisas que abordam a temáticas das mulheres negras nesta etapa da escolarização. A partir desta inquietação, surgiu esta pesquisa de Trabalho de Conclusão de Curso em Pedagogia. No contexto da Universidade Federal do Paraná (UFPR), o Grupo de Estudos e Pesquisa ErêYá contraria essa realidade, pois possui um número significativo de mulheres negras inseridas nessa etapa de ensino. Em vista disso, elegemos como objetivo investigar a trajetória escolar de mulheres negras do Grupo ErêYá que alcançaram a PósGraduação stricto sensu com foco no mestrado. Para fundamentar esse trabalho, dialogamos com intelectuais negras(os): Collins (2019), Conceição (2020), hooks (2017), Kilomba (2019), Gonzalez (2020), Gomes (2017) e Munanga (2003). Produzimos uma pesquisa qualitativa por meio de roda de conversa com duas mulheres do grupo, uma mestranda e outra doutoranda, e para trabalhamos com a técnica em construção Análise Crítica de Narrativas e Atribuição de Sentidos (ACNAS) desenvolvida coletivamente pelo Grupo ErêYá, utilizamos o aplicativo de software de videoconferência Microsoft Teams. A pesquisa mostrou que as experiências dessas mulheres se assemelharam em diversos momentos, confirmando que as mulheres negras experimentam opressões interseccionais de modo parecido. Revelaram que a rede de apoio oportunizada por suas mães, e também, por algumas professoras, e que foram fundamentais para a chegada ao mestrado. Além disso, a trajetória delas na militância em diversos espaços que ocupavam as fortaleceram para a entrada e permanência na Pós-Graduação, confirmando que a coletividade como experiência e o conhecimento do Movimento Negro educam e impulsionam mulheres negras a avançarem em sua escolarização. Por fim, a relação delas com outras mulheres negras do Grupo ErêYá confirmou uma epistemologia feminista negra em ação, que se configura como uma estratégia de empoderamento individual e de grupo concebendo o conhecimento como um processo de cura para o racismo vivenciado por elas na sociedade brasileira Abstract : Afro-descendant women enter the stricto sensu Postgraduate course in smaller numbers, despite these women’s growing access to Higher Education, especially after the Quota Law. However, few pieces of research address the issues of black women at this stage of schooling, whereas from this concern, this research of Postgraduate Thesis in Pedagogy emerged. In the context of the Federal University of Paraná (UFPR), the ErêYá Study and Research Group has a significant number of black women inserted in this stage of education. In light of this, we chose as an objective to investigate the school trajectory of black women from the ErêYá Group who reached the stricto sensu Postgraduate course with a focus on the master's degree. During the research, we chose to dialogue with black intellectuals such as Collins (2019), Conceição (2020), hooks (2017), Kilomba (2019), Gonzalez (2020), Gomes (2017), and Munanga (2003) to understand what these women have brought to the table and our own questions on the subject. We produced a qualitative research by means of a conversation circle with two women from the group, and for data analysis, we worked with the technique under construction Critical Analysis of Narratives and Attribution of Meanings (CANAM) developed collectively by the ErêYá Group. In order to enable such meetings during the COVID-19 pandemic, we used the Microsoft Teams video conferencing software application. During the research, these women made themselves available to share their experiences, which were similar at different times, confirming that black women similarly experience intersectional oppression. The conversations revealed that the support network provided by their mothers, and also by some teachers, were essential for reaching the master's degree. In addition, their trajectory in militancy in various spaces they occupied strengthened them to enter and remain in Postgraduate Studies, confirming that the collectivity as an experience and knowledge of the Black Movement educates and drives black women to advance in their schooling. Finally, their relationship with other black women in the ErêYá Group confirmed a black feminist epistemology in action that proves itself to be a strategy of individual and group empowerment, conceiving knowledge as a healing process for the racism they experience in the Brazilian society
Collections
- Pedagogia [481]