A participaçao das crianças no cotidiano da educaçao infantil : organizaçao do espaço, do tempo e da ludicidade
Resumo
Resumo: As pesquisas em Educação lnfantil, principalmente as desenvolvidas na última década do século XX, têm situado a criança como sujeito de direitos. Diante desse contexto, definiu-se como objetivo da pesquisa analisar a observação dos profissionais da educação sobre essas crianças a fim de compreender que direitos têm sido concedidos às mesmas no interior de uma instituição infantil na cidade de Curitiba e a sua participação no cotidiano da mesma. O intento voltou-se à perspectiva de observar os espaços que têm sido reservados as crianças na definição dos tempos, espaços e nos momentos de Iudicidade, considerando que os pequenos são sujeitos sociais constituídos de direitos, desejos, expectativas e necessidades. Quanto as questões metodológicas, optou-se pelo registro escrito das ações e reações das crianças diante do proposto pelo adulto, das observações dos profissionais e entrevista com a professora responsável pela turma pesquisada. Por meio da análise das observações, da entrevista com a professora e dos registros organizados em "diário de bordo", foi possível apreender parte da dinâmica vivenciada por adultos e crianças na instituição mencionada e perceber que os tempos são prioritariamente pré-estabelecidos pelo adulto, que os espaços e as atividades previamente organizadas, sem a participação da criança. Pode-se ainda identificar que os adultos ali envolvidos assumem a perspectiva de uma turma homogênea e idealizada de criança. Foi possível perceber que a forma de organização é inadequada para o atendimento das crianças de 04 a 05 anos em instituições educativas. Tal inadequação manifesta-se muitas vezes nas ações das crianças expressas em movimentos de resistência ou apatia diante do que lhes é proposto pelas professoras. As análises aqui apresentadas podem contribuir para o processo de reflexão e discussão em torno dos direitos da criança, incluindo o direito a sua participação na organização das atividades, dos tempos e espaços da instituição em um contexto de ludicidade.