dc.contributor | Almeida, Geraldo Peçanha de | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Organização do Trabalho Pedagógico | pt_BR |
dc.creator | Pereira, Mirian Thomaz | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-03-07T13:43:38Z | |
dc.date.available | 2024-03-07T13:43:38Z | |
dc.date.issued | 2005 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/85116 | |
dc.description | Orientador : Geraldo Peçanha de Almeida | pt_BR |
dc.description | Monografia (especializaçao) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educaçao, Curso de Especializaçao em Organizaçao do Trabalho | pt_BR |
dc.description | Inclui bibliografia | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: A presente pesquisa tem por objetivo a análise do comportamento dos professores, no tocante ao enfrentamento das questões relacionadas ao comportamento dos alunos. Para que a pesquisa se validasse, foi construído um referencial teórico, tendo como base as obras dos autores que estão devidamente relacionados neste trabalho, visando o apoio técnico/científico necessário para melhor analisar e tentar compreender o problema em questão. Partiu-se de uma análise macro das relações do homem na sociedade, para posteriormente tratar das relações mais estreitas, tais como: a escola e a educação; o papel do professor e do aluno dentro deste contexto; as relações de disciplina e indisciplina (procurando definir cada uma delas) e também a formação do professor frente a atual realidade. Constatou-se que os educadores, embora tenham um bom nível no que diz respeito à formação acadêmica, encontram dificuldades em conduzir o processo disciplinar em sala de aula. Percebe-se então, uma grande lacuna na formação dos professores no que diz respeito à discussão das relações humanas, o que necessariamente só permite que se vislumbrem soluções, a partir do comprometimento tanto das instituições de ensino, quanto de cada um dos professores na busca de uma formação continuada, que venha a permitir-lhes saber lidar com a realidade, enfrentando os problemas e resolvendo-os tendo em vista sempre o objetivo maior da educação, que é a formação do cidadão capaz de transformar a Sociedade, que para tanto precisa ser autônomo e consciente | pt_BR |
dc.format.extent | 51f. : il., grafs., tabs. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Disciplina - Estudantes - Estudantes | pt_BR |
dc.subject | Disciplina escolar | pt_BR |
dc.title | Relaçao disciplinar entre professor e aluno | pt_BR |
dc.type | TCC Especialização | pt_BR |