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dc.contributorAlmeida, Geraldo Peçanha dept_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Organização do Trabalho Pedagógicopt_BR
dc.creatorPereira, Mirian Thomazpt_BR
dc.date.accessioned2024-03-07T13:43:38Z
dc.date.available2024-03-07T13:43:38Z
dc.date.issued2005pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/85116
dc.descriptionOrientador : Geraldo Peçanha de Almeidapt_BR
dc.descriptionMonografia (especializaçao) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educaçao, Curso de Especializaçao em Organizaçao do Trabalhopt_BR
dc.descriptionInclui bibliografiapt_BR
dc.description.abstractResumo: A presente pesquisa tem por objetivo a análise do comportamento dos professores, no tocante ao enfrentamento das questões relacionadas ao comportamento dos alunos. Para que a pesquisa se validasse, foi construído um referencial teórico, tendo como base as obras dos autores que estão devidamente relacionados neste trabalho, visando o apoio técnico/científico necessário para melhor analisar e tentar compreender o problema em questão. Partiu-se de uma análise macro das relações do homem na sociedade, para posteriormente tratar das relações mais estreitas, tais como: a escola e a educação; o papel do professor e do aluno dentro deste contexto; as relações de disciplina e indisciplina (procurando definir cada uma delas) e também a formação do professor frente a atual realidade. Constatou-se que os educadores, embora tenham um bom nível no que diz respeito à formação acadêmica, encontram dificuldades em conduzir o processo disciplinar em sala de aula. Percebe-se então, uma grande lacuna na formação dos professores no que diz respeito à discussão das relações humanas, o que necessariamente só permite que se vislumbrem soluções, a partir do comprometimento tanto das instituições de ensino, quanto de cada um dos professores na busca de uma formação continuada, que venha a permitir-lhes saber lidar com a realidade, enfrentando os problemas e resolvendo-os tendo em vista sempre o objetivo maior da educação, que é a formação do cidadão capaz de transformar a Sociedade, que para tanto precisa ser autônomo e conscientept_BR
dc.format.extent51f. : il., grafs., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectDisciplina - Estudantes - Estudantespt_BR
dc.subjectDisciplina escolarpt_BR
dc.titleRelaçao disciplinar entre professor e alunopt_BR
dc.typeTCC Especializaçãopt_BR


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