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dc.contributorTavares, Taís Mourapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Organização do Trabalho Pedagógicopt_BR
dc.creatorMenezes, Maria Eunice Comparatto dept_BR
dc.date.accessioned2024-03-07T12:57:48Z
dc.date.available2024-03-07T12:57:48Z
dc.date.issued2005pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/85111
dc.descriptionOrientador : Tais Moura Tavarespt_BR
dc.descriptionMonografia (especializaçao) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educaçao, Curso de Especializaçao em Organizaçao do Trabalho Pedagógicopt_BR
dc.descriptionInclui bibliografiapt_BR
dc.description.abstractResumo: O processo de redemocratização que a sociedade brasileira tem vivido passa por transformações nos mais diferentes aspectos: social, cultural, econômico e político. Os cidadãos trazem consigo marcas dessas transformações, especialmente em sua maneira de pensar e ver o mundo com olhares diferentes, exigindo que a Escola repense seus conceitos e refaça sua maneira, até então tradicional, de se organizar e trabalhar. Faz-se necessária a adoção de uma postura mais aberta à democracia, na busca de maior autonomia, consciente de que somente com a participação de toda comunidade escolar na tomada de decisões é que essas mudanças se efetivarão no âmbito escolar. É através de Órgãos colegiados, como os Conselhos, que os sujeitos de todos os segmentos da comunidade escolar e local, que ao se reunirem para discutir, eleger, votar e fazer valer suas decisões, nas mais diferentes instâncias da organização da instituição colaboram para o processo maior de Democratização da Escola Pública, em busca de qualidade na educação para todos. Sabe-se que a criação de canais, como os Conselhos, que viabilizam a maior participação da comunidade escolar, por si só, não dá conta de promover e efetivar realmente uma gestão democrática. No entanto, se for proporcionada formação continuada aos conselheiros e possibilidades de trocas de experiências, ocorrerá o comprometimento da coletividade organizada com os princípios democráticos, alterando práticas ultrapassadas, efetivando a construção de processos pedagógicos e possibilitando a elevação da qualidade na educação.pt_BR
dc.format.extent64f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEscolas - Organização e administração - Administraçãopt_BR
dc.subjectEscolas publicaspt_BR
dc.titleParticipaçao: princípio fundamental no processo de gestao democráticapt_BR
dc.typeTCC Especializaçãopt_BR


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