dc.contributor.advisor | Venturi, Tiago | pt_BR |
dc.contributor.other | Vendruscolo, Eliane Cristina Gruszka, 1967- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor Palotina. Curso de Graduação em Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.creator | Kaufmann, Maria Luiza Fitz | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-11-22T18:59:46Z | |
dc.date.available | 2023-11-22T18:59:46Z | |
dc.date.issued | 2023 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/85097 | |
dc.description | Orientador: Tiago Venturi | pt_BR |
dc.description | Coorientador: Eliane Cristina Gruszka Vendrusculo | pt_BR |
dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor Palotina, Curso de Graduação em Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : Este trabalho resulta da confecção e validação do Guia Didático- Cultura de Tecidos em Gramíneas para o ensino de Botânica na disciplina de Biologia, sendo como público-alvo os alunos do ensino médio regular e profissionalizante, com o objetivo de gerar um produto pedagógico que auxilie na construção de conhecimentos significativos no processo de ensino e aprendizagem, um recurso de fácil manuseio e baixo custo para alunos e professores. A pesquisa, é de natureza qualitativa e visa articular a teoria com a prática, sendo segmentada em três etapas: a pesquisa bibliográfica, o desenvolvimento do produto didático e por fim, a validação com auxílio de cinco profissionais especialistas no campo, sendo três professores das disciplinas de Ciências e Biologia, um juiz na área de Fisiologia Vegetal e outro no Ensino de Ciências e Biologia, ao qual, contribuíram a respeito de suas considerações a respeito do material desenvolvido. A validação ocorreu como base em três eixos, o conceitual, pedagógico e comunicacional. O material, demonstrou-se relevante, proporcionando a construção do conhecimento de forma dinâmica, significativa, de fácil compreensão e atrativa, incentivando a realização de atividades práticas, debates, investigação e gerando conhecimento das aplicações tecnológicas. A ferramenta didática atende as habilidades e as competências da área das Ciências da Natureza e suas Tecnologias previstas na BNCC (Base Nacional Comum Curricular) | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Botânica | pt_BR |
dc.subject | Biotecnologia | pt_BR |
dc.subject | Biologia - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.title | Material didático para o ensino de biologia : análise do guia didático - cultura de tecidos em gramíneas | pt_BR |
dc.type | TCC Graduação Digital | pt_BR |