Material didático para o ensino de biologia : análise do guia didático - cultura de tecidos em gramíneas
Resumo
Resumo : Este trabalho resulta da confecção e validação do Guia Didático- Cultura de Tecidos em Gramíneas para o ensino de Botânica na disciplina de Biologia, sendo como público-alvo os alunos do ensino médio regular e profissionalizante, com o objetivo de gerar um produto pedagógico que auxilie na construção de conhecimentos significativos no processo de ensino e aprendizagem, um recurso de fácil manuseio e baixo custo para alunos e professores. A pesquisa, é de natureza qualitativa e visa articular a teoria com a prática, sendo segmentada em três etapas: a pesquisa bibliográfica, o desenvolvimento do produto didático e por fim, a validação com auxílio de cinco profissionais especialistas no campo, sendo três professores das disciplinas de Ciências e Biologia, um juiz na área de Fisiologia Vegetal e outro no Ensino de Ciências e Biologia, ao qual, contribuíram a respeito de suas considerações a respeito do material desenvolvido. A validação ocorreu como base em três eixos, o conceitual, pedagógico e comunicacional. O material, demonstrou-se relevante, proporcionando a construção do conhecimento de forma dinâmica, significativa, de fácil compreensão e atrativa, incentivando a realização de atividades práticas, debates, investigação e gerando conhecimento das aplicações tecnológicas. A ferramenta didática atende as habilidades e as competências da área das Ciências da Natureza e suas Tecnologias previstas na BNCC (Base Nacional Comum Curricular)
Collections
- Licenciatura [83]