Estudo de caso modelo de embalagem para móveis para cozinha em Ecommerce com Dropshipping.
Resumo
Resumo: Neste trabalho foi abordado o crescimento do e-commerce no Brasil durante a pandemia de covid-19 e alguns dos benefícios para clientes e para quem vende online. O que é a gestão colaborativa e algumas de suas ferramentas, bem como a influência do transporte e da qualidade e finaliza a parte teórica com a qualidade no ponto das embalagens como garantidoras de que o produto chegará perfeito ao cliente. Estes conhecimentos teóricos serviram de base para corroborar o estudo de caso em um e-commerce de produtos para casa, olhando móveis destinados ao uso em cozinhas. Em que foram mensuradas as quantidades de ocorrências de problemas relatados por clientes e a quantidade de entregas, no período de abril a outubro de 2022. Foram feitos os percentuais de ocorrências e divisões por faixa de peso e quantidade de caixas. Os produtos de maiores percentuais de ocorrência e de maior importância financeira para a empresa foram escolhidos produtos para serem testados. Foram catalogados os tipos de embalagem e proteções de embalagens utilizadas e feito um teste simulador de situações de transporte, replicando para os itens as proteções de embalagem do produto que apresentava menor percentual de ocorrências, a fim de obter o tipo de proteção mais indicado para os móveis para cozinha. Abstract: In this work, the growth of e-commerce in Brazil during the covid-19 pandemic was approached and, also, some of the benefits for customers and for those who sell online. It showed the theory about what collaborative management is and some of its tools, as well as the influence of transport and quality. This theoretical part ends with the quality at the point of packaging as a guarantee that the product will reach the customer in perfect condition. This theoretical knowledge served as a basis to corroborate the case study in an e-commerce of home products, looking at furniture intended for use in kitchens. In which the number of occurrences of problems reported by customers and the number of deliveries were measured, from April to October 2022. Were made the percentages of occurrences and divisions by weight range and number of boxes. The products were chosen to be tested by the highest percentages of occurrence and of the greatest financial importance for the company. The types of packaging and packaging protections used were catalogued, and a transport situation test simulator was carried out, replicating the product packaging protections that had the lowest percentage of occurrences for the items, in order to obtain the most suitable type of protection for kitchen furniture.