Proposta de uma lean startup para serviços de cotações dinâmicas por meio de uma plataforma online integradora de fornecedores e clientes
Visualizar/ Abrir
Data
2023Autor
Karas, João Victor Ossovski
Guelbert, Raphael André
Anginski, Thiago Henrique Torres
Bezerra, Tonny Aleph Damasceno
Mariano, André Bellin, 1977-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Curso de Especialização em Engenharia Industrial 4.0
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo caracterizar o desenvolvimento de uma lean startup focada em solucionar problemas orçamentários de produtos industriais, presentes em grande parte das organizações, como a dificuldade em se obter três cotações para uma mesma requisição de compra, além do elevado tempo de resposta dos fornecedores e pouca assertividade na escolha e especificação dos produtos. Tais fatos acabam por comprometer o prazo de entrega de projetos. Afim de atacar essa problemática, foi concebida a 4Quote, uma startup que possui uma plataforma com meios que auxiliarão os clientes a reduzir o tempo médio de resposta dos fornecedores, obter mais orçamentos em menos tempo, também agregando na aquisição de produtos que tenham especifição similar. Para viabilizar tais oportunidades, foi realizado uma pesquisa prévia e empregadas ferramentas que possibilitaram compreender quais as principais dores do mercado, mais especificamente, dos setores organizacionais de compras e suprimentos, e quais aquelas que poderiam ter maior impactado positivo, a partir da análise SWOT, concepção de canvas, e pesquisa de mercado, para um modelo de negócio rentável e disruptivo, beneficiando aquelas empresas que utilizam da plataforma da 4Quote. Abstract: The present work aims to characterize the development of a lean startup focused on solving budget issues for industrial products, found in most organizations, such as the challenge of obtaining three quotations for a single purchase request, in addition to the high response time of suppliers and little assertiveness in the selection and specification of products. Such facts end up compromising the delivery time of projects. In order to face this obstacle, 4Quote was conceived, a startup that has a platform that help customers on reducing their average response time from suppliers, to obtein more quotes in less time, and adding in the acquisition of products that have similar descriptions. In order to make such opportunities feasible, prior research was carried out and tools were used to understand the main needs of the market, more specifically, of the organizational sectors of purchasing and supply, and which ones could have the greatest positive impact, based on SWOT analysis, canvas design, and market research, for a profitable and disruptive business model, benefiting companies that use 4Quote's platform.