dc.contributor.advisor | Iared, Valéria Ghisloti, 1983- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor Palotina. Curso de Graduação em Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.creator | Rosa, Luiza Ceron | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-11-21T19:52:32Z | |
dc.date.available | 2023-11-21T19:52:32Z | |
dc.date.issued | 2023 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/85058 | |
dc.description | Orientador: Valéria Ghisloti Iared | pt_BR |
dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor Palotina, Curso de Graduação em Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : O presente trabalho refere-se a uma monografia realizada para a obtenção do título de Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Paraná. O estudo foi conduzido com um grupo de 24 alunos do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Paraná – Setor Palotina, bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), com objetivo de investigar a percepção sobre o ambiente sob o referencial da arte por instrução e descrever qual o impacto dessa prática nos participantes. Durante três semanas, nos meses de maio e junho de 2023 foram realizados três encontros semanais no Laboratório de Ensino localizado na UFPR-Setor Palotina. Os encontros consistiram em propostas de oficinas didáticas de arte por instrução com temática voltada ao ambiente e a experiência estética dos participantes. A coleta de dados foi realizada por meio de observação, ilustrações e relatos produzidos nos encontros pelos participantes. Após a triangulação e análise dos dados, emergiram quatro aspectos relevantes para a pesquisa, sendo eles: memória afetiva; artes e sentidos; plantas no cotidiano e relação ser humano-meio ambiente. Observou-se nesse trabalho que a arte por instrução é promissora ao despertar a sensibilização ambiental, através do resgate de vivências, valores e sentidos relacionados ao meio ambiente nos participantes. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Educação ambiental | pt_BR |
dc.subject | Arte ambiental | pt_BR |
dc.subject | Sensibilidade | pt_BR |
dc.title | A educação ambiental pelo olhar da arte por instrução | pt_BR |
dc.type | TCC Graduação Digital | pt_BR |