A educação ambiental pelo olhar da arte por instrução
Resumo
Resumo : O presente trabalho refere-se a uma monografia realizada para a obtenção do título de Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Paraná. O estudo foi conduzido com um grupo de 24 alunos do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Paraná – Setor Palotina, bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), com objetivo de investigar a percepção sobre o ambiente sob o referencial da arte por instrução e descrever qual o impacto dessa prática nos participantes. Durante três semanas, nos meses de maio e junho de 2023 foram realizados três encontros semanais no Laboratório de Ensino localizado na UFPR-Setor Palotina. Os encontros consistiram em propostas de oficinas didáticas de arte por instrução com temática voltada ao ambiente e a experiência estética dos participantes. A coleta de dados foi realizada por meio de observação, ilustrações e relatos produzidos nos encontros pelos participantes. Após a triangulação e análise dos dados, emergiram quatro aspectos relevantes para a pesquisa, sendo eles: memória afetiva; artes e sentidos; plantas no cotidiano e relação ser humano-meio ambiente. Observou-se nesse trabalho que a arte por instrução é promissora ao despertar a sensibilização ambiental, através do resgate de vivências, valores e sentidos relacionados ao meio ambiente nos participantes.
Collections
- Bacharelado [58]