Mostrar registro simples

dc.contributorSantos, Jessica Cintra Arruda dospt_BR
dc.contributorCordeiro, Natáliapt_BR
dc.contributor.advisorDetro, Silvana Pereira, 1982-pt_BR
dc.contributor.otherValle, Pablo Deivid, 1975-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Curso de Especialização em Engenharia da Qualidade 4.0pt_BR
dc.creatorSilva, Guilherme de Souza Carvalhopt_BR
dc.date.accessioned2023-11-21T19:21:33Z
dc.date.available2023-11-21T19:21:33Z
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/85057
dc.descriptionOrientador: Profa. Dra. Silvana Pereira Detropt_BR
dc.descriptionCoorientador: Prof. Dr. Pablo Deivid Vallept_BR
dc.descriptionRelatório Técnico (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Tecnologia, Curso de Especialização em Engenharia da Qualidade 4.0.pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: A Universidade Federal do Paraná (UFPR) valoriza a educação pública de qualidade e busca aprimorar seus cursos, com o propósito de formar profissionais altamente competentes e comprometidos em suas áreas de atuação. A graduação em Engenharia Elétrica desempenha um papel crucial na formação de profissionais competentes diante das constantes transformações tecnológicas. No entanto, o curso enfrenta desafios de alta taxa de reprovação e evasão de alunos, o que pode resultar em prejuízos financeiros aos departamentos envolvidos. Com o intuito de identificar as causas desses problemas e propor soluções eficazes, o presente estudo propõe o uso do método Lean Six Sigma com os objetivos de analisar os fatores predominantes nas reprovações e evasões, reduzir as evasões em 20% e melhorar a experiência dos alunos. A meta é compreender os aspectos relacionados a esses problemas no contexto da graduação em Engenharia Elétrica da UFPR e identificar medidas para enfrentá-los com sucesso.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The Federal University of Paraná (UFPR) values quality public education and seeks to improve its courses with the purpose of training highly competent professionals committed to their fields of expertise. The Electrical Engineering undergraduate program plays a crucial role in preparing competent professionals against constant technological transformations. However, the course faces challenges of high rates of student failure and dropout, which can lead to financial losses for the involved departments. In order to identify the causes of these problems and propose effective solutions, the present study suggests using the Lean Six Sigma method with the objectives of analyzing the predominant factors in failures and dropouts, reducing dropouts by 20%, and enhancing the students' experience. The goal is to comprehend the aspects related to these issues in the context of the Electrical Engineering undergraduate program at UFPR and identify measures to successfully address them.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEngenharia eletricapt_BR
dc.subjectEngenharia - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEvasão escolarpt_BR
dc.subjectEnsino superior - Avaliaçãopt_BR
dc.subjectSix sigma (Padrão de controle de qualidade)pt_BR
dc.titleDesafios de reprovação e evasão no Curso de Engenharia Elétrica da UFPR : análise de dados e proposta de melhoriaspt_BR
dc.typeTCC Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples