Desafios de reprovação e evasão no Curso de Engenharia Elétrica da UFPR : análise de dados e proposta de melhorias
Visualizar/ Abrir
Data
2023Autor
Silva, Guilherme de Souza Carvalho
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Resumo: A Universidade Federal do Paraná (UFPR) valoriza a educação pública de qualidade e busca aprimorar seus cursos, com o propósito de formar profissionais altamente competentes e comprometidos em suas áreas de atuação. A graduação em Engenharia Elétrica desempenha um papel crucial na formação de profissionais competentes diante das constantes transformações tecnológicas. No entanto, o curso enfrenta desafios de alta taxa de reprovação e evasão de alunos, o que pode resultar em prejuízos financeiros aos departamentos envolvidos. Com o intuito de identificar as causas desses problemas e propor soluções eficazes, o presente estudo propõe o uso do método Lean Six Sigma com os objetivos de analisar os fatores predominantes nas reprovações e evasões, reduzir as evasões em 20% e melhorar a experiência dos alunos. A meta é compreender os aspectos relacionados a esses problemas no contexto da graduação em Engenharia Elétrica da UFPR e identificar medidas para enfrentá-los com sucesso. Abstract: The Federal University of Paraná (UFPR) values quality public education and seeks to improve its courses with the purpose of training highly competent professionals committed to their fields of expertise. The Electrical Engineering undergraduate program plays a crucial role in preparing competent professionals against constant technological transformations. However, the course faces challenges of high rates of student failure and dropout, which can lead to financial losses for the involved departments. In order to identify the causes of these problems and propose effective solutions, the present study suggests using the Lean Six Sigma method with the objectives of analyzing the predominant factors in failures and dropouts, reducing dropouts by 20%, and enhancing the students' experience. The goal is to comprehend the aspects related to these issues in the context of the Electrical Engineering undergraduate program at UFPR and identify measures to successfully address them.