• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Engenharias
    • Engenharia da Qualidade 4.0 - Certificação Black Belt
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Engenharias
    • Engenharia da Qualidade 4.0 - Certificação Black Belt
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Desafios de reprovação e evasão no Curso de Engenharia Elétrica da UFPR : análise de dados e proposta de melhorias

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - E - GUILHERME DE SOUZA CARVALHO SILVA (1).pdf (3.140Mb)
    Data
    2023
    Autor
    Silva, Guilherme de Souza Carvalho
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: A Universidade Federal do Paraná (UFPR) valoriza a educação pública de qualidade e busca aprimorar seus cursos, com o propósito de formar profissionais altamente competentes e comprometidos em suas áreas de atuação. A graduação em Engenharia Elétrica desempenha um papel crucial na formação de profissionais competentes diante das constantes transformações tecnológicas. No entanto, o curso enfrenta desafios de alta taxa de reprovação e evasão de alunos, o que pode resultar em prejuízos financeiros aos departamentos envolvidos. Com o intuito de identificar as causas desses problemas e propor soluções eficazes, o presente estudo propõe o uso do método Lean Six Sigma com os objetivos de analisar os fatores predominantes nas reprovações e evasões, reduzir as evasões em 20% e melhorar a experiência dos alunos. A meta é compreender os aspectos relacionados a esses problemas no contexto da graduação em Engenharia Elétrica da UFPR e identificar medidas para enfrentá-los com sucesso.
     
    Abstract: The Federal University of Paraná (UFPR) values quality public education and seeks to improve its courses with the purpose of training highly competent professionals committed to their fields of expertise. The Electrical Engineering undergraduate program plays a crucial role in preparing competent professionals against constant technological transformations. However, the course faces challenges of high rates of student failure and dropout, which can lead to financial losses for the involved departments. In order to identify the causes of these problems and propose effective solutions, the present study suggests using the Lean Six Sigma method with the objectives of analyzing the predominant factors in failures and dropouts, reducing dropouts by 20%, and enhancing the students' experience. The goal is to comprehend the aspects related to these issues in the context of the Electrical Engineering undergraduate program at UFPR and identify measures to successfully address them.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/85057
    Collections
    • Engenharia da Qualidade 4.0 - Certificação Black Belt [60]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV