| dc.contributor.advisor | Pacheco, Paulo Cesar Braga, 1959- | pt_BR |
| dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo | pt_BR |
| dc.creator | Melo, Roberto Accioly | pt_BR |
| dc.date.accessioned | 2025-04-04T20:11:48Z | |
| dc.date.available | 2025-04-04T20:11:48Z | |
| dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/85025 | |
| dc.description | Orientador: Paulo Cesar Braga Pacheco | pt_BR |
| dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Tecnologia, Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo | pt_BR |
| dc.description | Inclui referências | pt_BR |
| dc.description.abstract | Resumo : Esta pesquisa, componente do Trabalho Final de Graduação, aborda temas como a dificuldade de mobilidade nas cidades brasileiras fazendo pontes principalmente entre Recife e Curitiba. Outras municipalidades, dentro e fora do nosso país, também são celebradas em seu pioneirismo ou maestria na resolução de problemas de circulação de pessoas. Todas essas analises nos levam a entender qualitativa e quantitativamente o que é necessário para devolver nossos centros urbanos aos pedestres, revolucionar o transporte não motorizado e usar das ferramentas do transporte público e particular com a hierarquia devida segundo sua demanda. Aqui são mostradas diferentes maneiras de se tratar o transporte urbano público dando ênfase ao metroferroviário, integrações em mesmo nível e pagamento único para diversos modais sob o sistema da integração temporalizada, fruto das integrações institucional, operacional, tarifária e física | pt_BR |
| dc.description.abstract | Abstract : This research, component of the Graduation Final Work, addresses topics such as the difficulty of mobility in Brazilian cities making bridges mainly between Recife and Curitiba. Other municipalities within and outside our country, are also celebrated for its pioneering or mastery in people’s circulation problem solving. All these analyzes lead us to qualitatively and quantitatively understand what is needed to deliver our urban centers back to pedestrians, revolutionize non-motorized transport and to use public and private transportation tools with proper hierarchy according to their demand. Here they are shown as different ways of treating the urban public transport emphasizing the subway-railroad, integrations on ground level and single payment for various modes under temporal fare integration system, the result of integration at institutional, operational, tariff and physical levels | pt_BR |
| dc.format.extent | 1 recurso online (2 arquivos) : PDF. | pt_BR |
| dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
| dc.language | Português | pt_BR |
| dc.subject | Transporte urbano - Modelos | pt_BR |
| dc.subject | Transporte - Trânsito de passageiros | pt_BR |
| dc.subject | Terminais rodoviários | pt_BR |
| dc.subject | Trânsito urbano - Recife (PE) | pt_BR |
| dc.title | Desconstruindo o terminal : espaço de integração multi-modal sob o sistema da integração temporal em Recife | pt_BR |
| dc.type | TCC Graduação Digital | pt_BR |