Intercompreensão em línguas de sinais : uma proposta didática
Resumo
Resumo : A intercompreensão é um fenômeno que ocorre entre falantes de diferentes línguas, seguindo alguns padrões, nessas situações cada um usa sua própria língua esforçando-se para compreender a do outro. Essa manifestação tem despertado o interesse entre os pesquisadores, o mesmo acontece dentro das línguas de sinais de que vem explorando timidamente o campo. A intercompreensão pode apresentar diferentes objetivos, com base em CARRASCO (2015), focaremos no objetivo de proposta didática. Apresentando uma proposta para a verificação da Intercompreensão (IC) entre as línguas de sinais. Esse estudo trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo descritiva. A metodologia foi tendo como base o livro Intercompreensão a chave para as línguas de Francisco Calvo del Olmo e Pierre Escudé (2019), onde foram criadas e adaptadas atividades para a realidade das línguas de sinais sendo elas LIBRAS, LSF e LSA, apresentando os conceitos de repertório linguístico, construção do conhecimento, plurilinguismo e Continuum linguístico, que são pontos importantes quando falamos de IC. Os procedimentos para analise se deram com base no quadro de critérios elaborado pela autora CÂMARA (2020), explorando os saberes, atitudes e aptidões, realizando a análise descritiva das questões elaboradas. Os resultados mostram a evidência de possibilidades intercompreensivas para as línguas de sinais Abstract : Intercomprehension is a phenomenon that occurs among speakers of different languages, following certain patterns, where each individual uses their own language while making an effort to understand the other's. This manifestation has sparked interest among researchers, and the field of sign languages has also started exploring this area. Intercomprehension can present different objectives, based on CARRASCO (2015), we will focus on the objective of a didactic proposal. Therefore, this research aims to present didactic proposals for verifying Intercomprehension (IC) among Sign Languages. This study is a qualitative descriptive research. The methodology was based on the book "Intercomprehension: The Key to Languages" by Francisco Calvo del Olmo and Pierre Escudé (2019) where activities were created and adapted to the reality of sign languages LIBRAS, LSF and LSA, they being. Presenting the concepts of linguistic repertoire, knowledge construction, plurilingualism and linguistic Continuum, which are important points when we talk about IC. The procedures for analysis were based on the framework of criteria prepared by the author CÂMARA (2020), exploring the knowledge, attitudes and skills, performing the descriptive analysis of the questions elaborated. The results show evidence of intercomprehensive possibilities for sign languages Résumé : L'intercompréhension est un phénomène qui se produit entre des locuteurs de langues différentes, suivant certaines normes. Dans ces situations chacun utilise sa propre langue, en s'efforçant à comprendre celle de l'autre. Cette manifestation a suscité l'intérêt parmi les chercheurs, il en va de même au sein des langues des signes qui ont timidement exploré le domaine. L'intercompréhension peut présenter différents objectifs, sur la base de CARRASCO (2015), nous nous concentrerons sur l'objectif d'une proposition didactique. Ainsi, cette recherche vise à présenter des propositions didactiques pour la vérification de l'Intercompréhension (IC) entre les langues des signes. Cette étude est une recherche descriptive qualitative. La méthodologie a été élaborée à partir du livre intitulé Intercompréhension la clé des langues de Franciso Calvo del Olmo et Pierre Escudé, où des activités ont été créées et adaptées pour la réalité des langues des signes, étant eux LIBRAS, LSF et LSA. Présentant les notions de répertoire linguistique, de construction des savoirs, de plurilinguisme et de continuum linguistique, points importants quand on parle de CI. Les procédures d'analyse se sont basées sur le cadre de critères préparé par l'auteur CÂMARA (2020) les savoirs, les attitudes et les aptitudes, effectuant l'analyse descriptive des questions élaborées. Les résultats montrent des preuves de possibilités inter compréhensives dans les propositions créées pour la langue des signes
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