dc.contributor | Santos, Dominique Thiany dos | pt_BR |
dc.contributor.advisor | Kruszielski, Leandro | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.creator | Sokulski, Aracelli do Nascimento | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-11-16T17:22:58Z | |
dc.date.available | 2023-11-16T17:22:58Z | |
dc.date.issued | 2021 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/84798 | |
dc.description | Orientador: Prof. Dr. Leandro Kruszielski | pt_BR |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : O presente trabalho teve como objetivo investigar, em adultos leitores, a presença das Histórias em Quadrinhos (HQ’s) na infância e a percepção pessoal sobre a influência das Histórias em Quadrinhos durante a alfabetização e a formação como leitor. As HQ’s são definidas como uma forma artística e literária como narrativas que se apresentam de forma informal, por vezes, por uma linguagem mista, ou seja, linguagem verbal (escrita) e linguagem não verbal (imagens) apresentando uma história, uma ação. Para a realização da pesquisa, optou-se pela utilização de um questionário, composto por questões objetivas de presença e influência das HQ’s. A aplicação do questionário foi intermediada por meio eletrônico através do formulário na plataforma Google Forms, no qual, além do alcance mundial, favoreceu uma rápida captação dos dados. Os formulários foram dispostos através de um link por via das redes sociais (como Facebook, Instagram e WhatsApp). A amostragem foi realizada por conveniência, destinada ao público com faixa etária acima dos 18 anos, homens e mulheres, alfabetizados e residentes no Brasil e exterior. O estudo apresentou uma amostra de 203 participantes de todas as regiões geográficas do Brasil. Em relação à escolaridade dos participantes 27,6% se intitula como graduandos, paralelo a este se encontram graduados com 24,1% e 19,6% com especialização completa, seguidos destes os de Ensino Médio completo com 15,1%. Em referência à importância das HQ’s, em sua iniciação na alfabetização, demonstrou que a grande maioria da amostra pesquisada foram de 74,4%, considerando que as HQ's possuem um papel importante ou muito importante na alfabetização. Em relação à importância das HQ’s na formação do leitor, demonstrou que 45,8% dos participantes consideram como extremamente importante e 30,3% como muito importantes. Os questionamentos acerca de onde os participantes tinham acesso às HQs (Gibi) na infância revelaram que ocorriam com 81,3% em casa, seguido da escola com 57,6%, acompanhado da biblioteca/gibiteca de 29,1% e, por fim, outros 6,9% com outras respostas abertas, sendo as mais citadas em casa de parentes e amigos. Quando foi perguntado a respeito dos títulos de HQ’s que os participantes lembravam de sua infância os títulos mais citados foram os da Turma da Mônica, mencionada por 176 participantes, ou seja, 87,2% do total da amostra, seguido da categoria Disney, com 71 participantes (35%). As HQ’s, na percepção dos avaliados, tendem a contribuir para a alfabetização e formação de leitores, dado ao fato que os gêneros textuais se apresentam de forma atrativa e presentes no cotidiano de todos. Deste modo, seu uso promove maior entendimento, por ter como via de acesso à leitura e observância das imagens, bem como, a disposição de uma linguagem ampla que possibilita a compreensão da mensagem, de forma objetiva, clara e lúdica. Isto posto, considera-se que as Histórias em quadrinhos, sejam capazes de se apresentar como uma possibilidade de compor os trabalhos pedagógicos | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract :This study aimed to investigate the presence of comic books (comics) by adult readers in their childhood and the personal perception of the influence of comic books during literacy and training as a reader. Comic books are defined as an artistic and literary form as narratives that are presented informally, sometimes in a mixed language, that is, verbal language (written) and non-verbal language (images) presenting a story, an action. To carry out the research, we chose to use a questionnaire, consisting of objective questions about the presence and influence of the comics. The application of the questionnaire was intermediated electronically through the form on the Google Forms platform, which, in addition to its worldwide reach, favored rapid data collection. The forms were displayed via a link on social networks (such as Facebook, Instagram and WhatsApp). The sampling was carried out for convenience, aimed at the public over 18 years old, men and women, literate and residing in Brazil and abroad. The study presented a sample of 203 participants from all geographic regions of Brazil. Regarding the education of the participants, 27.6% call themselves undergraduates, parallel to this are graduates with 24.1% and 19.6% with complete specialization, followed by those with complete high school education at 15.1%. In reference to the importance of comics, its initiation in literacy, it showed that the vast majority of the sample surveyed was 74.4%, considering that comics have an important or very important role in literacy. Regarding the importance of comics in the reader's education, it demonstrated that 45.8% of participants consider it extremely important and 30.3% as very important. Questions about where participants had access to comic books (comics) in their childhood revealed that they occurred with 81.3% at home, followed by school with 57.6%, followed by library/comic book store with 29.1% and, finally, another 6.9% with other open answers, being the most mentioned in the homes of relatives and friends. When asked about the titles of comics that the participants remembered from their childhood, the most cited titles were the ones from Turma da Mônica, mentioned by 176 participants, that is, 87.2% of the total sample, followed by the Disney category, with 71 participants (35%). The comics, in the perception of the evaluated ones, tend to contribute to the literacy and education of readers, given the fact that textual genres are presented in an attractive way and present in everyone's daily life. In this way, its use promotes greater understanding, as it has access to the reading and observation of images, as well as the provision of a broad language that enables the understanding of the message, in an objective, clear and playful way. That said, it is considered that the Comics are able to present itself as a possibility to compose pedagogical works | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Incentivo à leitura | pt_BR |
dc.subject | Histórias em quadrinhos na educação | pt_BR |
dc.subject | Livros e leitura | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.title | Influência das histórias em quadrinhos na alfabetização e na formação de leitores | pt_BR |
dc.type | TCC Graduação Digital | pt_BR |