O papel do coordenador administrativo na rede municipal de Curitiba
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Data
2004Autor
Perszel, Márcia Elena Ridao Valentim
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Resumo: O presente trabalho teve o objetivo de compreender o papel de coordenador administrativo na Rede Municipal de Curitiba. Fez-se inicialmente uma revisão bibliográfica sobre o conceito de gestão escolar e enfatizou-se o projeto político-pedagógico, tratou-se da democratização da gestão com destaque da descentralização e gestão escolar local, da gestão democrática e da gestão com a participação comunitária, buscando a descentralização administrativa. No segundo capítulo foi explicitada a pesquisa propriamente dita, com a apresentação da metodologia de pesquisa descritiva e exploratória, que utilizou o questionário para pesquisar a opinião dos coordenadores administrativos municipais de Curitiba. Como resultados mais expressivos, constatou-se que a maioria dos coordenadores administrativos tem curso superior, possuem entre 11 e 20 anos de serviço na Rede Municipal de Ensino de Curitiba, têm entre 31 e 40 anos de idade e conhecem pouco a estrutura administrativa da Rede de Ensino. Além disso, muitos se consideravam motivados, mas um tanto deles sentiam-se meros substitutos de diretores ou vices, declarando-se sobrecarregados e com necessidade de passar a se preocupar mais com ações pedagógicas. Ao final foram feitos comentários e recomendações.