Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSilva, Lídia dapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Curso de Licenciatura em Letras Libraspt_BR
dc.creatorVieira, Elaine Moreira de Souzapt_BR
dc.date.accessioned2023-10-24T12:32:56Z
dc.date.available2023-10-24T12:32:56Z
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/84720
dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Lídia da Silvapt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Curso de Licenciatura em Letras Libraspt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : O presente trabalho tem o objetivo de apresentar reflexões sobre um caso de aprendizagem de Língua Brasileira de Sinais (Libras), a fim de que seja possível compartilhar estratégias bem-sucedidas com os aprendizes de segunda língua (L2). Para tanto, com base em autores como Paiva (2014) e Leite e McCleary (2000), o trabalho discorre sobre as estratégias de aprendizagem da Libras como L2, com destaque para as principais dificuldades linguísticas e os fatores sociais e afetivos que potencializam o processo. Por meio de metodologia qualitativa, do tipo estudo de caso autobiográfico, são analisados cinco relatos referentes ao período de 2018 a 2022. Os resultados indicam que as principais estratégias adotadas para o desempenho fluente em Libras são: estratégias de memória e compensação, cognitivas, metacognitivas, afetivas e sociais. Conclusivamente, o trabalho aponta para a possibilidade de desenvolvimento em Libras desde que haja a associação de diferentes tipos de estratégiaspt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectLibraspt_BR
dc.titleEstratégias de aprendizagem de Libras : um estudo de caso autobiográficopt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples