dc.contributor.advisor | Silva, Lídia da | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Curso de Licenciatura em Letras Libras | pt_BR |
dc.creator | Vieira, Elaine Moreira de Souza | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-10-24T12:32:56Z | |
dc.date.available | 2023-10-24T12:32:56Z | |
dc.date.issued | 2023 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/84720 | |
dc.description | Orientadora: Profa. Dra. Lídia da Silva | pt_BR |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Curso de Licenciatura em Letras Libras | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : O presente trabalho tem o objetivo de apresentar reflexões sobre um caso de aprendizagem de Língua Brasileira de Sinais (Libras), a fim de que seja possível compartilhar estratégias bem-sucedidas com os aprendizes de segunda língua (L2). Para tanto, com base em autores como Paiva (2014) e Leite e McCleary (2000), o trabalho discorre sobre as estratégias de aprendizagem da Libras como L2, com destaque para as principais dificuldades linguísticas e os fatores sociais e afetivos que potencializam o processo. Por meio de metodologia qualitativa, do tipo estudo de caso autobiográfico, são analisados cinco relatos referentes ao período de 2018 a 2022. Os resultados indicam que as principais estratégias adotadas para o desempenho fluente em Libras são: estratégias de memória e compensação, cognitivas, metacognitivas, afetivas e sociais. Conclusivamente, o trabalho aponta para a possibilidade de desenvolvimento em Libras desde que haja a associação de diferentes tipos de estratégias | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Libras | pt_BR |
dc.title | Estratégias de aprendizagem de Libras : um estudo de caso autobiográfico | pt_BR |
dc.type | TCC Graduação Digital | pt_BR |