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dc.contributor.advisorFragomeni, Luis Henrique Cavalcanti, 1950-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismopt_BR
dc.creatorLuís, Isabelle Costapt_BR
dc.date.accessioned2025-04-04T19:34:27Z
dc.date.available2025-04-04T19:34:27Z
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/84696
dc.descriptionOrientador: Luis Henrique Cavalcanti Fragomenipt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Tecnologia, Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : O trabalho aborda o tema da integração entre o modal cicloviário e o transporte coletivo, com o objetivo de discutir a sua existência, analisando a forma como acontece, para posteriormente, propor diretrizes que irão direcionar o projeto de proposta. O método de pesquisa iniciou-se com uma revisão bibliográfica, seguida de informações sobre modos de integração, infraestrutura necessária e políticas a favor do tema em questão. Os estudos de casos internacionais comprovam que para existir uma integração satisfatória entre os modais é preciso informação, acesso fácil e rápido, ciclovias seguras e sinalizadas, infraestrutura localizada de maneira racional e uma política que incentive o uso da bicicleta. Os estudos de caso nacional revelam a novidade do tema no Brasil, onde não se tem um perfil do usuário; e há uma busca por alternativas de integração, sendo revelada pelo bicicletário de Mauá uma demanda reprimida por falta de infraestrutura adequada. Posteriormente quando relacionado o histórico do uso da bicicleta no país com Curitiba, percebe-se que enquanto no cenário nacional uma política a favor do modal considerado "limpo" ganhou força, a capital paranaense inovou em seu sistema de transporte coletivo, sendo o sistema cicloviário tratado de forma secundária e com ênfase no lazer. Essa opção reflete-se atualmente em uma rede descontinua, desconfortável, mal sinalizada e com equipamentos de integração sem uso, como bicicletários que se encontram fechados e paraciclos inadequados, dispostos em alguns terminais, não proporcionando segurança, fácil acesso e informação. Para reverter essa situação está em fase de aprovação um Plano Diretor Cicloviário que apesar de citar como parte dos objetivos a integração entre os modais, não detalha como aconteceria e nem é prioridade. Por outro lado Curitiba possui um potencial elevado para implantação dessa integração, por possuir eixos que proporcionam rotas diretas, uma rede de transporte integrada de forma física e operacional, aumentando assim o raio de ação do ciclista, e uma topografia favorável ao uso da bicicleta. A partir das análises feitas neste trabalho, surgiram as diretrizes que servirão de base para a elaboração da proposta de integração, sendo escolhido o terminal Vila Hauer, para aplicá-las.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online (2 arquivos) : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectTransporte urbano - Curitiba (PR) - Planejamentopt_BR
dc.subjectCicloviaspt_BR
dc.subjectBicicletaspt_BR
dc.titleIntegração entre o modal cicloviário e o transporte público em Curitibapt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


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