• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Arquitetura e Urbanismo
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Arquitetura e Urbanismo
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Integração entre o modal cicloviário e o transporte público em Curitiba

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    PRANCHAS.pdf (26.03Mb)
    R G ISABELLE COSTA LUIS.pdf (21.46Mb)
    Data
    2011
    Autor
    Luís, Isabelle Costa
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : O trabalho aborda o tema da integração entre o modal cicloviário e o transporte coletivo, com o objetivo de discutir a sua existência, analisando a forma como acontece, para posteriormente, propor diretrizes que irão direcionar o projeto de proposta. O método de pesquisa iniciou-se com uma revisão bibliográfica, seguida de informações sobre modos de integração, infraestrutura necessária e políticas a favor do tema em questão. Os estudos de casos internacionais comprovam que para existir uma integração satisfatória entre os modais é preciso informação, acesso fácil e rápido, ciclovias seguras e sinalizadas, infraestrutura localizada de maneira racional e uma política que incentive o uso da bicicleta. Os estudos de caso nacional revelam a novidade do tema no Brasil, onde não se tem um perfil do usuário; e há uma busca por alternativas de integração, sendo revelada pelo bicicletário de Mauá uma demanda reprimida por falta de infraestrutura adequada. Posteriormente quando relacionado o histórico do uso da bicicleta no país com Curitiba, percebe-se que enquanto no cenário nacional uma política a favor do modal considerado "limpo" ganhou força, a capital paranaense inovou em seu sistema de transporte coletivo, sendo o sistema cicloviário tratado de forma secundária e com ênfase no lazer. Essa opção reflete-se atualmente em uma rede descontinua, desconfortável, mal sinalizada e com equipamentos de integração sem uso, como bicicletários que se encontram fechados e paraciclos inadequados, dispostos em alguns terminais, não proporcionando segurança, fácil acesso e informação. Para reverter essa situação está em fase de aprovação um Plano Diretor Cicloviário que apesar de citar como parte dos objetivos a integração entre os modais, não detalha como aconteceria e nem é prioridade. Por outro lado Curitiba possui um potencial elevado para implantação dessa integração, por possuir eixos que proporcionam rotas diretas, uma rede de transporte integrada de forma física e operacional, aumentando assim o raio de ação do ciclista, e uma topografia favorável ao uso da bicicleta. A partir das análises feitas neste trabalho, surgiram as diretrizes que servirão de base para a elaboração da proposta de integração, sendo escolhido o terminal Vila Hauer, para aplicá-las.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/84696
    Collections
    • Arquitetura e Urbanismo [297]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV