Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMezzadri, Humberto, 1964-2017pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismopt_BR
dc.creatorOliveira, Guilherme Costa ept_BR
dc.date.accessioned2025-04-07T16:36:17Z
dc.date.available2025-04-07T16:36:17Z
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/84678
dc.descriptionOrientador: Humberto Mezzadript_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Tecnologia, Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : A pesquisa tem como tema a importância do ensino profissionalizante e sua relação com a arquitetura. A educação é um processo que visa o desenvolvimento da capacidade física, intelectual e moral do ser humano. O ensino profissionalizante em sua modalidade ideal, alia os conhecimentos da educação básica com uma habilitação profissional de forma integrada. O Brasil possui uma carência muito grande por essas escolas, em grande parte devido à assinatura do Decreto 2.208/97 que diminuiu a oferta de vagas em todo o país. Esse decreto foi revogado e sancionou-se um outro, o Decreto 5.154/04, que está permitindo a retomada das escolas profissionalizantes como importante ferramenta no desenvolvimento nacional. Foram analisadas três escolas, um exemplo local, um nacional e um internacional, com algum grau de similaridade, de forma a ajudar na compreensão das necessidades programáticas. Propõe-se, então, uma escola com cursos profissionalizantes na área gastronômica para um público definido, a partir de um programa de necessidades e da escolha adequada de um local para implantação da mesmapt_BR
dc.description.abstractAbstract : The research theme is the importance of vocational education and its relationship with architecture. Education is a process that aims to develop the physical, mental and moral human being. The vocational education in its ideal form, combines the knowledges of basic education with a professional qualification in an integrated manner. Brazil has a major lack of these schools, manly due to the signing of Decree 2.208/97, which decreased the number of vacancies across the country. This decree was repealed, and another was sanctioned, Decree 5.154/04, which is allowing the resumption of technical schools as an important tool in national development. Three schools were studied, local, national and international ones, with some similarity, in order to help understanding the programmatic needs. Then, it is proposed a gastronomy school for a defined people, from a program needs and the proper choice of location for setting up the schoolpt_BR
dc.format.extent1 recurso online (2 arquivos) : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEnsino profissional - Curitiba (PR)pt_BR
dc.subjectEdifícios escolares - Projetos e plantaspt_BR
dc.titleEscola profissionalizante em Curitiba-PRpt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples