O sistema agroflorestal para o ensino de ciências da natureza nas escolas do campo : uma experiência na escola popular Rosa Luxemburgo, Agudos (SP)
Resumo
Resumo: Este trabalho apresenta reflexões sobre as práticas de ensino da Escola Rosa Luxemburgo, município de Agudos (SP), a partir dos princípios da educação do campo e da agroecologia no marco do curso de Ensino Médio Integrado ao Técnico (ETIM) realizado entre 2019 e 2021. Nesta escola, a implantação e manejo de um sistema agroflorestal tem por objetivo ser um espaço pedagógico para os vários cursos realizados na escola principalmente os de formação profissional de técnicos em agroecologia e cooperativismo, possibilitando o ensino das ciências da natureza a partir da práxis. A Escola de Educação Popular Rosa Luxemburgo, localizada no assentamento de reforma agrária do Movimento Sem Terra (MST) Rosa Luxemburgo, atende os sujeitos do campo a partir de sua realidade concreta, e busca construir conhecimentos relacionando a trajetória da luta pela terra, por igualdade social e a construção de uma nova matriz produtiva que respeite a biodiversidade. Transformar o modelo hegemônico capitalista do agronegócio para uma terra livre de veneno é também reestabelecer as relações entre ser humano e natureza, é parte da construção de uma nova sociedade, e, a educação popular do campo tem um papel fundamental neste processo.