Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBatista, Andrea Francinept_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Licenciatura em Educação do Campopt_BR
dc.creatorLempek, Ana Elisabeth Cortesipt_BR
dc.date.accessioned2023-10-17T20:23:02Z
dc.date.available2023-10-17T20:23:02Z
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/84652
dc.descriptionOrientadora: Andrea Francine Batistapt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Graduação em Educação do Campopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: O presente trabalho traz uma crítica ao sistema hegemônico, de como este distancia o ser humano de si mesmo e da natureza, apresentando uma perspectiva diferente da tradicional para a educação, através da Educação do Campo e sua relação com a agroecologia. O campo da pesquisa foi o Curso de Licenciatura de Educação do Campo (LECAMPO) da UFPR Litoral e a própria trajetória da estudante. Por ser um curso de formação de educadores em Ciências da Natureza, ele traça o diálogo com a agroecologia a partir das Ciências, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) na busca de levar uma aproximação do conteúdo com a realidade em que vive o estudante e também construir uma percepção da importância de ter uma relação saudável com o meio onde se vive (pessoas e natureza). Então a pesquisa tem o objetivo de identificar as influências que esta formação tem sobre a forma como os sujeitos envolvidos compreendem a temática. Através de uma pesquisa participante que traça um diálogo constante entre prática e teoria, encontra-se na teoria a profundidade para compreensão sobre a prática da vivência da estudante. Por meio da realização de um questionário, identificou-se como os estudantes e educadores deste curso percebem as possibilidades de construir este diálogo dentro das disciplinas de Ciências Naturais e a importância que a agroecologia tem para uma relação mais equilibrada com o mundo e a vida. Percebe-se assim, que o curso conseguiu em sua caminhada despertar esse olhar quase como um todo, mas que pode encontrar caminhos que aproximem ainda mais este diálogo das ciências da natureza com a agroecologia.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online (51 p.) : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEcologia agrícolapt_BR
dc.subjectEducação ruralpt_BR
dc.subjectConservação da naturezapt_BR
dc.titleAgroecologia na formação de seres humanos : uma reflexão a partir da licenciatura em educação do campo da UFPR Litoralpt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples