dc.contributor.advisor | Batista, Andrea Francine | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Licenciatura em Educação do Campo | pt_BR |
dc.creator | Lempek, Ana Elisabeth Cortesi | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-10-17T20:23:02Z | |
dc.date.available | 2023-10-17T20:23:02Z | |
dc.date.issued | 2022 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/84652 | |
dc.description | Orientadora: Andrea Francine Batista | pt_BR |
dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Graduação em Educação do Campo | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: O presente trabalho traz uma crítica ao sistema hegemônico, de como este distancia o ser humano de si mesmo e da natureza, apresentando uma perspectiva diferente da tradicional para a educação, através da Educação do Campo e sua relação com a agroecologia. O campo da pesquisa foi o Curso de Licenciatura de Educação do Campo (LECAMPO) da UFPR Litoral e a própria trajetória da estudante. Por ser um curso de formação de educadores em Ciências da Natureza, ele traça o diálogo com a agroecologia a partir das Ciências, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) na busca de levar uma aproximação do conteúdo com a realidade em que vive o estudante e também construir uma percepção da importância de ter uma relação saudável com o meio onde se vive (pessoas e natureza). Então a pesquisa tem o objetivo de identificar as influências que esta formação tem sobre a forma como os sujeitos envolvidos compreendem a temática. Através de uma pesquisa participante que traça um diálogo constante entre prática e teoria, encontra-se na teoria a profundidade para compreensão sobre a prática da vivência da estudante. Por meio da realização de um questionário, identificou-se como os estudantes e educadores deste curso percebem as possibilidades de construir este diálogo dentro das disciplinas de Ciências Naturais e a importância que a agroecologia tem para uma relação mais equilibrada com o mundo e a vida. Percebe-se assim, que o curso conseguiu em sua caminhada despertar esse olhar quase como um todo, mas que pode encontrar caminhos que aproximem ainda mais este diálogo das ciências da natureza com a agroecologia. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online (51 p.) : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Ecologia agrícola | pt_BR |
dc.subject | Educação rural | pt_BR |
dc.subject | Conservação da natureza | pt_BR |
dc.title | Agroecologia na formação de seres humanos : uma reflexão a partir da licenciatura em educação do campo da UFPR Litoral | pt_BR |
dc.type | TCC Graduação Digital | pt_BR |