• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Educação do Campo (Litoral)
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Educação do Campo (Litoral)
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Agroecologia na formação de seres humanos : uma reflexão a partir da licenciatura em educação do campo da UFPR Litoral

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R-G-ANA-ELISABETH-CORTESI-LEMPEK.pdf (1.825Mb)
    Data
    2022
    Autor
    Lempek, Ana Elisabeth Cortesi
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: O presente trabalho traz uma crítica ao sistema hegemônico, de como este distancia o ser humano de si mesmo e da natureza, apresentando uma perspectiva diferente da tradicional para a educação, através da Educação do Campo e sua relação com a agroecologia. O campo da pesquisa foi o Curso de Licenciatura de Educação do Campo (LECAMPO) da UFPR Litoral e a própria trajetória da estudante. Por ser um curso de formação de educadores em Ciências da Natureza, ele traça o diálogo com a agroecologia a partir das Ciências, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) na busca de levar uma aproximação do conteúdo com a realidade em que vive o estudante e também construir uma percepção da importância de ter uma relação saudável com o meio onde se vive (pessoas e natureza). Então a pesquisa tem o objetivo de identificar as influências que esta formação tem sobre a forma como os sujeitos envolvidos compreendem a temática. Através de uma pesquisa participante que traça um diálogo constante entre prática e teoria, encontra-se na teoria a profundidade para compreensão sobre a prática da vivência da estudante. Por meio da realização de um questionário, identificou-se como os estudantes e educadores deste curso percebem as possibilidades de construir este diálogo dentro das disciplinas de Ciências Naturais e a importância que a agroecologia tem para uma relação mais equilibrada com o mundo e a vida. Percebe-se assim, que o curso conseguiu em sua caminhada despertar esse olhar quase como um todo, mas que pode encontrar caminhos que aproximem ainda mais este diálogo das ciências da natureza com a agroecologia.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/84652
    Collections
    • Educação do Campo (Litoral) [81]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV