dc.contributor | Dias, Gracialino da Silva | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Organização do Trabalho Pedagógico | pt_BR |
dc.creator | Moraes, Eduardo Rodrigues de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-03-06T17:51:03Z | |
dc.date.available | 2024-03-06T17:51:03Z | |
dc.date.issued | 2003 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/84598 | |
dc.description | Orientador : Gracialino Silva Dias | pt_BR |
dc.description | Monografia (especializaçao) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educaçao, Curso de Especializaçao em Organizaçao do Trabalho Pedagógico | pt_BR |
dc.description | Inclui bibliografia | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: Esta monografia trata de uma investigação realizada em um curso de Educação Profissional de nível básico direcionado à moradores de uma vila com habitantes de baixo poder aquisitivo na Cidade de São José dos Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba durante o segundo semestre do ano de 2004. O curso fora oferecido através de uma parceria entre a associação dos moradores da vila, o SENAI-PR e outras instituições como o Rotary, Sinduscon, FECOMAC e Votorantim. Busca-se a partir dos dados da pesquisa responder aos seguintes problemas: Que formação tem sido oferecida à estes cidadãos? Qual a origem de tais iniciativas? Qual o resultado percebido por estes brasileiros quanto o curso? É contemplada a realização de uma investigação de forma a delinear como se dá organização do trabalho pedagógico na educação profissional de nível básico voltada para o trabalho na construção civil na cidade de Curitiba. A monografia apresenta cinco capítulos, sendo o primeiro referente a uma síntese das formulações teóricas que dão base à análise realizada. O segundo expõe a metodologia empregada na pesquisa. O terceiro apresenta uma síntese histórica da Educação Profissional brasileira ao longo do século XX. No quarto capítulo é apresentado o SENAI-PR, seu histórico e os documentos que servem de referência para a constituição do curso estudado. No último capítulo a análise da pesquisa enfoca o locus de realização da mesma, os atores envolvidos e suas falas. Após estes capítulos são realizadas as considerações finais. Por fim são anexadas as transcrições das entrevistas, a legislação pertinente e o plano de aula do curso estudado | pt_BR |
dc.format.extent | 120f. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Ensino profissional | pt_BR |
dc.subject | Trabalho - Formação | pt_BR |
dc.subject | Educação de adultos | pt_BR |
dc.subject | Trabalhadores | pt_BR |
dc.subject | Construção civil | pt_BR |
dc.title | A organizaçao do trabalho pedagógico na educaçao profissional de nível básico na construçao civil : um estudo de caso | pt_BR |
dc.type | TCC Especialização | pt_BR |