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    A importância do lúdico na educaçao infantil

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    E - CINTIA CALDONAZO WENDLER.pdf (336.4Kb)
    Data
    2005
    Autor
    Wendler, Cíntia Caldonazo
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: Vivenciando a realidade do Centro Municipal de Educação Infantil Moradias Augusta (CMEI Moradias Augusta), no ano de 2003, na função de pedagoga, foi constatado que as educadoras encontravam algumas dificuldades no trabalho com as crianças, principalmente no que diz respeito às atividades propostas, surge então a preocupação a respeito do entendimento que as educadoras têm em relação ao brincar e conseqüentemente à escolha do tema: "A Importância do Lúdico na Educação Infantil". Para efetivar o estudo desta temática optou-se por delimitar à faixa etária de 04 para 05 anos (crianças que freqüentam o Jardim), realizou-se então uma revisão bibliográfica acerca da mesma, destacando a sua importância nesta fase do desenvolvimento do ser humano, além da descrição da realidade do CMEI, seguida da análise dos dados coletados em entrevista com duas (02) educadoras que atuam diretamente com as trinta e duas (32) crianças que compõem a turma do Jardim; por fim, no intuito de contribuir com reflexões sobre as dificuldades apresentadas, aponta-se alguns aspetos positivos e/ou negativos da prática pedagógica, bem como, possibilidades de intervenção. Nas entrevistas realizadas é possível perceber que as educadoras procuram desenvolver atividades lúdicas, recreativas e dirigidas, mas ainda está muito presente a prática de simplesmente deixar com que as crianças brinquem livremente pelo espaço, sendo que em alguns destes momentos, as educadoras aproveitam para fazerem outras atividades, como por exemplo: organizarem o planejamento, prepararem materiais. Assim, verifica-se que as mesmas não têm claro qual o papel da brincadeira na educação infantil, percebendo-a como algo inerente ao processo educativo, mas ao contrário disso, a criança, durante o seu desenvolvimento, precisa experimentar diferentes situações em seu cotidiano e muitas destas são presenciadas na brincadeira, enquanto ela brinca está entrando em contato com o seu meio, resolvendo conflitos internos e nos demonstrando o que se passa consigo mesma, tanto no espaço escolar como em casa. Enfim, a brincadeira e a aprendizagem devem estar diretamente relacionadas. Diante disto, há a necessidade de que a equipe pedagógica se organize no sentido de priorizar o trabalho coletivo da unidade para que sejam oportunizados, nos horários de permanência (01 hora semanal), momentos de estudo, reflexão e discussão da prática pedagógica, bem como, de trocas de experiências e sugestões de trabalho, com a finalidade de repensar as ações desenvolvidas com as crianças, com o propósito de melhorar a qualidade da educação a elas ofertada
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/84499
    Collections
    • Organização do trabalho pedagógico [262]

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