Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorHilger, Thaís Rafaela, 1982-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Curso de Graduação em Físicapt_BR
dc.creatorSantos, Talitha Ramos Canabarra dospt_BR
dc.date.accessioned2023-10-02T19:52:22Z
dc.date.available2023-10-02T19:52:22Z
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/84491
dc.descriptionOrientador: Profª. Drª. Thaís Rafaela Hilgerpt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Curso de Graduação em Física.pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : A avaliação de aprendizagem é uma parte importante no processo de aprendizagem do aluno, também sendo uma exigência feita ao professor pelas instituições nas quais leciona, com o intuito de analisar se ocorreu ou não a aprendizagem do conteúdo ministrado. Com o objetivo de tentar compreender o que se entende sobre avaliação de aprendizagem no Ensino de Física, foi realizada a revisão da produção acadêmica sobre o assunto. Por meio da análise mais aprofundada dos artigos encontrados, procuramos observar se os autores dos artigos se comprometiam a utilizar como meio de avaliação de aprendizagem os instrumentos condizentes com a metodologia de ensino adotada por eles. Através desta pesquisa foi encontrada uma grande quantidade de dados a serem analisados, podendo auxiliar em trabalhos futuros, como uma forma de interpretar e compreender a forma de se realizar a avaliação de aprendizagem no Ensino de Física e ter uma perspectiva de como está sendo realizada, e como propor melhorias a essas práticas avaliativas.pt_BR
dc.description.abstractAbstract : The assessment of learning is an important part in the learning process of the student, also being a requirement made to the teacher by the institutions in which they teach, in order to examine whether or not the dictated content was learned. Aiming to try to understand what is meant by learning assessment in the teaching of physics, a review of the academic work on the subject is proposed in this paper. By means of a deep analysis of thefound articles, we tried to check if the authors of the articles intended to use the instruments that are aligned with the methodology adopted by them as a method of assessment.With this research we found a large amount of data to be analyzed, which analysis may assist in future works, as a way to interpret and understand how to perform the assessment of learning in physics teaching and get a perspective of how it has being done, and propose improvements in these evaluation practices.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectFísica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectAprendizagem - Avaliaçãopt_BR
dc.subjectAvaliação educacionalpt_BR
dc.titleAvaliação de aprendizagem no ensino de física : uma revisão de literaturapt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples