Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorHiga, Ivanilda, 1970-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Curso de Graduação em Físicapt_BR
dc.creatorWrona, Leandropt_BR
dc.date.accessioned2023-12-08T20:04:51Z
dc.date.available2023-12-08T20:04:51Z
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/84449
dc.descriptionOrientador: Prof.ª Dr.ª Ivanilda Higapt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Curso de Graduação em Físicapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : O uso de atividades práticas no ensino de Física pode potencializar a compreensão dos alunos sobre os conceitos trabalhados em sala de aula, porém a sua utilização não depende apenas da vontade do professor. Neste trabalho é apresentada a maneira como alguns professores de rede estadual de ensino do estado do Paraná realizam atividades práticas no decorrer de suas aulas, quais são as principais dificuldades enfrentadas quanto a sua realização e quais as alternativas por eles encontradas para superar essas dificuldades. Para realização da pesquisa descrita nesta monografia foram realizadas quatro entrevistas com professores da rede estadual de ensino, necessariamente formados em Licenciatura em Física ou com habilitação para trabalhar com aulas de Física, atuando em sala de aula há no mínimo três anos. Os professores entrevistados possuem diferentes formações profissionais e trabalham em diferentes cidades, dessa forma as experiências profissionais puderam ser mais variadas. Foram indicados pelos professores diversos encaminhamentos metodológicos tanto de suas aulas de modo geral, quanto das aulas em que utilizam atividades práticas. As entrevistas também demonstraram que esses professores buscam sempre a melhor forma de transmitir o conhecimento para os alunos, utilizando de todos os meios disponíveispt_BR
dc.description.abstractAbstract : The use of practical activities in the Physics teaching can improve students understanding of the concepts taught in the classroom, but their use not depends only on teachers will. This work presents the way of some teachers of Paraná State carry out practical activities in the course of their lessons, what are the main difficulties they face, as well as the alternatives found by them to overcome these difficulties. To carry out the research described in this monograph, interviews were conducted with four Physics teachers of state schools, necessarily with graduate Degree in Physics or qualification to work with classes of Physics, acting in the classroom for at least three years. The interviewed teachers have different professional backgrounds and work in different cities, therefore the professional experiences could be more varied. The interviewed teachers indicated various methodological sources, both in their general classes, as well as in the classes in which practical activities are used. The interviews also demonstrated that these teachers always seek the best way to impart knowledge to students, using all available means.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectFísica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectAtividades criativas na sala de aulapt_BR
dc.subjectLaboratórios - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectProfessores de fisicapt_BR
dc.titleAtividades práticas no ensino médio segundo a visão dos professores de físicapt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples