Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRibeiro, Alexandre Dias, 1976-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Curso de Graduação em Físicapt_BR
dc.creatorMoura, Helton Limbergerpt_BR
dc.date.accessioned2023-12-08T20:01:36Z
dc.date.available2023-12-08T20:01:36Z
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/84431
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Alexandre Dias Ribeiropt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (Graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Curso de Graduação em Físicapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : O uso de Jogos de Interpretação de Papéis, mais conhecidos pela sigla de origem inglesa RPG (Role Playing Games) tem se mostrado propício para utilização pedagógica como metodologia de ensino, superando algumas dificuldades apresentadas pelo sistema de ensino padrão. Após uma pesquisa em diretórios de trabalhos acadêmicos, encontrou-se diversos resultados sobre RPG que possibilitariam uma revisão de literatura. Neste trabalho, fizemos uma revisão do tipo "estado do conhecimento" sobre o RPG utilizado como metodologia de ensino, definindo o escopo em artigos em língua portuguesa publicados sob revisão por pares e discutindo temas de Física. A partir dos resultados encontrados, discutimos a relevância acadêmica do tema, metodologias e práticas presentes nos mesmos, comparamos os resultados relatados e, finalmente, apontamos lacunas e oportunidades de pesquisa para trabalhos futuros na área. Concluímos a partir dos dados que o RPG como metodologia de ensino apresenta diversas vantagens na formação do aluno, e pode ser utilizado em praticamente qualquer composição de turma, uma vez que se compreende os perfis dos alunos.pt_BR
dc.description.abstractAbstract : The use of teaching strategies based on Role-Playing Games, better known by its acronym RPG, has been considered auspicious for pedagogical use as teaching methodology, surpassing some of the difficulties featured by the standard teaching system. After a research in directories of academic works, several results were found on RPG that would allow a literature review. In this work, we did a "state of knowledge" review type on the RPG used as teaching methodology, defining the scope in articles written in Portuguese published under peer-review and discussing physics topics. From the results found, we discuss the academic relevance of the subject, methodologies and practices present in them, compare the reported results and, finally, point out gaps and research opportunities for future works in the area. We conclude from the data that RPG as a teaching methodology presents several advantages in student development, being able for uses in practically any class composition, once students' profiles are understood.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectFísica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectJogos educativospt_BR
dc.subjectJogos de fantasiapt_BR
dc.subjectEnsino - Metodologiapt_BR
dc.title"Role playing games" como metodologia no ensino de física : revisão de literaturapt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples