• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Física
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Física
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    "Role playing games" como metodologia no ensino de física : revisão de literatura

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - G - HELTON LIMBERGER MOURA.pdf (2.150Mb)
    Data
    2018
    Autor
    Moura, Helton Limberger
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : O uso de Jogos de Interpretação de Papéis, mais conhecidos pela sigla de origem inglesa RPG (Role Playing Games) tem se mostrado propício para utilização pedagógica como metodologia de ensino, superando algumas dificuldades apresentadas pelo sistema de ensino padrão. Após uma pesquisa em diretórios de trabalhos acadêmicos, encontrou-se diversos resultados sobre RPG que possibilitariam uma revisão de literatura. Neste trabalho, fizemos uma revisão do tipo "estado do conhecimento" sobre o RPG utilizado como metodologia de ensino, definindo o escopo em artigos em língua portuguesa publicados sob revisão por pares e discutindo temas de Física. A partir dos resultados encontrados, discutimos a relevância acadêmica do tema, metodologias e práticas presentes nos mesmos, comparamos os resultados relatados e, finalmente, apontamos lacunas e oportunidades de pesquisa para trabalhos futuros na área. Concluímos a partir dos dados que o RPG como metodologia de ensino apresenta diversas vantagens na formação do aluno, e pode ser utilizado em praticamente qualquer composição de turma, uma vez que se compreende os perfis dos alunos.
     
    Abstract : The use of teaching strategies based on Role-Playing Games, better known by its acronym RPG, has been considered auspicious for pedagogical use as teaching methodology, surpassing some of the difficulties featured by the standard teaching system. After a research in directories of academic works, several results were found on RPG that would allow a literature review. In this work, we did a "state of knowledge" review type on the RPG used as teaching methodology, defining the scope in articles written in Portuguese published under peer-review and discussing physics topics. From the results found, we discuss the academic relevance of the subject, methodologies and practices present in them, compare the reported results and, finally, point out gaps and research opportunities for future works in the area. We conclude from the data that RPG as a teaching methodology presents several advantages in student development, being able for uses in practically any class composition, once students' profiles are understood.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/84431
    Collections
    • Física [46]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV