Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRolkouski, Emerson, 1975-pt_BR
dc.contributor.otherMoreira, Laura Leal, 1993-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Curso de Especialização em Ensino de Matemática para o Ensino Médiopt_BR
dc.creatorBarros, Hellen Daisy Sanchespt_BR
dc.date.accessioned2023-09-29T14:42:28Z
dc.date.available2023-09-29T14:42:28Z
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/84414
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Emerson Rolkouskipt_BR
dc.descriptionCoorientador: Profa. Dra. Laura Leal Moreirapt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (Especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Curso de Especialização em Ensino de Matemática para o Ensino Médio e programa da Universidade Aberta do Brasil.pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: O presente trabalho apresenta uma proposta de aula de Matemática para professores do Ensino Médio, sobre o conteúdo de Funções a partir da encenação de situações cotidianas. Esta aula foi pensada para unir duas áreas que durante a passagem dos alunos pela escola não se envolvem diretamente, para que possa abrir um novo horizonte acerca da aceitação para alunos que não se identificam com a Matemática. Além disso, colocar os estudantes dentro da situação, pode trazer mais clareza para o aprendizado acerca de funções. A preocupação principal foi trazer o conteúdo de forma que incentive o gosto dos alunos pela Matemática. Os artigos que fundamentam esta aula percorrem exatamente sobre essa preocupação, mudar a linguagem, facilitar a aprendizagem, entre outros aspectos que nos faz enfrentar os percalços encontrados pelos professores a muito tempo. Esta aula dinâmica pode explorar o espaço escolar ainda não utilizado. Basicamente consiste em encenar situações que os ajudem a definir o conceito de funções, sendo assim, possível a aprendizagem dos alunos via resolução de problemas, onde eles mesmo poderão construir seu conhecimento acerca de funções, podendo após da atividade ser fundamentado pelo professor. Este projeto envolve trabalho em grupo, interpretação e resolução de problemas com duração em média de 5 horas-aulas durante 3 semanas corridas, podendo variar caso seja necessário para abranger as especificidades do público-alvo.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The present work presents a proposal for a Mathematics class for high school teachers, on the content of Functions based on the staging of everyday situations. This class was designed to unite two areas that during the students' passage through the school are not directly involved, so that it can open a new horizon regarding acceptance for students who do not identify with Mathematics. In addition, placing students in the situation can bring more clarity to learning about functions. The main concern was to bring the content in a way that encourages students to enjoy Mathematics. The articles that support this class cover exactly this concern, changing the language, facilitating learning, among other aspects that make us face the mishaps encountered by teachers for a long time. This dynamic class can explore the still unused school space. It basically consists of staging situations that help them to define the concept of functions, making it possible for students to learn through problem solving, where they themselves can build their knowledge about functions, and can be substantiated by the teacher after the activity. This project involves group work, interpretation and problem solving lasting an average of 5 class hours over three consecutive weeks, which may vary if necessary to cover the specificities of the target audience.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensino (Ensino médio)pt_BR
dc.subjectFunções (Matemática)pt_BR
dc.subjectModelagem matemática - Teoria e aplicaçõespt_BR
dc.subjectTeatropt_BR
dc.titleAula inédita fundamentada sobre função : o ator principal da peça - uma nova abordagem sobre o ensino de funções.pt_BR
dc.typeTCC Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples