Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorOliveira, Valdomiro de, 1969-pt_BR
dc.contributor.otherRocha, Adair José Pereira da, 1983-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Educação Físicapt_BR
dc.creatorSilva, Lucca Henrique Ribeiro dapt_BR
dc.date.accessioned2023-09-25T18:56:26Z
dc.date.available2023-09-25T18:56:26Z
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/84358
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Valdomiro de Oliveirapt_BR
dc.descriptionCoorientador: Ms. Adair José Pereira da Rochapt_BR
dc.descriptionMonografia (Bacharelado) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Bacharelado em Educação Físicapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Os jogos cooperativos lideram uma emergente proposta de metodologia pedagógica do processo de ensino-aprendizagem na Educação Física. Parece não haver, ainda, evidências práticas suficientes para sua autonomia, assim como um consenso quanto à melhor abordagem em seu contexto educacional, o que dificulta a atuação profissional dos professores, principalmente aqueles envolvidos na educação básica. Este estudo tem por objetivo apresentar benefícios da prática dos jogos coletivos, como o basquetebol, segundo uma metodologia de ensino-aprendizagem cooperativa - competitiva, enunciando os conceitos do processo cooperativo e suas características, tal qual desconstruindo parâmetros estritamente dependentes do competitivo, porém, como premissas para uma conclusão homogênea entre ambas as práticas. Foi realizada uma revisão narrativa buscando sintetizar os dados recentes sobre as implicações dos jogos cooperativos como processo de ensino-aprendizagem. As buscas foram realizadas nas plataformas Capes, Scielo, e BDTD (Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações), entre 2013 e 2023, selecionando 8 artigos para a análise após a depuração. Mediante os resultados, notou-se que a proposta dos jogos cooperativos como ferramenta pedagógica do processo de ensino-aprendizagem é um campo promissor na Educação Física Escolar. Contudo, grande parte da argumentação da temática se apoia numa ascensão dos jogos cooperativos por meio da exclusão dos jogos competitivos, e não em seu trabalho conjunto. Constatou-se também a falta de estudos que relacionem os jogos cooperativos e o esporte, assim como os jogos cooperativos com o basquetebolpt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectJogos cooperativospt_BR
dc.subjectEducação fisicapt_BR
dc.subjectCooperaçãopt_BR
dc.subjectBasquetebolpt_BR
dc.titleJogos cooperativos e o basquetebol : uma revisão narrativapt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples