Jogos cooperativos e o basquetebol : uma revisão narrativa
Resumo
Resumo : Os jogos cooperativos lideram uma emergente proposta de metodologia pedagógica do processo de ensino-aprendizagem na Educação Física. Parece não haver, ainda, evidências práticas suficientes para sua autonomia, assim como um consenso quanto à melhor abordagem em seu contexto educacional, o que dificulta a atuação profissional dos professores, principalmente aqueles envolvidos na educação básica. Este estudo tem por objetivo apresentar benefícios da prática dos jogos coletivos, como o basquetebol, segundo uma metodologia de ensino-aprendizagem cooperativa - competitiva, enunciando os conceitos do processo cooperativo e suas características, tal qual desconstruindo parâmetros estritamente dependentes do competitivo, porém, como premissas para uma conclusão homogênea entre ambas as práticas. Foi realizada uma revisão narrativa buscando sintetizar os dados recentes sobre as implicações dos jogos cooperativos como processo de ensino-aprendizagem. As buscas foram realizadas nas plataformas Capes, Scielo, e BDTD (Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações), entre 2013 e 2023, selecionando 8 artigos para a análise após a depuração. Mediante os resultados, notou-se que a proposta dos jogos cooperativos como ferramenta pedagógica do processo de ensino-aprendizagem é um campo promissor na Educação Física Escolar. Contudo, grande parte da argumentação da temática se apoia numa ascensão dos jogos cooperativos por meio da exclusão dos jogos competitivos, e não em seu trabalho conjunto. Constatou-se também a falta de estudos que relacionem os jogos cooperativos e o esporte, assim como os jogos cooperativos com o basquetebol
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