• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Exatas e da Terra
    • Ensino de Matemática para o Ensino Médio
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Exatas e da Terra
    • Ensino de Matemática para o Ensino Médio
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Aula inédita fundamentada sobre poliedros e corpos

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - E - WALDIRES ESTEVAM HANNUCH.pdf (966.4Kb)
    Data
    2023
    Autor
    Hannuch, Waldirês Estevam
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: O estudo da Matemática tende a melhorar a capacidade e habilidade que conferem ao estudante investigar estratégias para resolver situações-problemas que cercam outras áreas do conhecimento e ampliam o desenvolvimento do raciocínio facilitando a transposição dos conhecimentos teóricos para os do cotidiano. O momento é de pensar em uma nova maneira de ensinar, tornando o aluno o protagonista do seu conhecimento. Uma das alternativas é a utilização de metodologias ativas e de materiais manipuláveis. São várias as ferramentas e mecanismos utilizados para tal e quando se coloca o aluno como centro da aprendizagem, o primeiro passo está dado. Ao falarmos em metodologias ativas logo se imagina procedimentos cheios de fases e técnicas, mas pode-se considerar também aquelas atividades que engajam o estudante de forma ativa. Promover ações que tirem da zona de conforto estudantes e docentes tornando a aprendizagem representativa também pode ser considerada como tal. Cada vez mais docentes precisam fazer "malabarismos" para chamar a atenção dos estudantes, fugindo do tradicional e de aulas expositivas, criando um ambiente desafiador. A abrangência do professor vai além de escolher e executar boas atividades, ele precisa compreender a forma como seu aluno pensa analisando e ajudando com suas dificuldades e facilidades, para melhor contribuir para o ensino aprendizagem. O objetivo deste texto é apresentar o relato de experiência de uma aula diferente sobre prismas, pirâmides e corpos redondos com suas semelhanças e diferenças, transpondo a teoria de livros para a prática com montagem e manuseio de sólidos geométricos e também de despertar no aluno o interesse e motivação pelo estudo da matemática e em especial pela geometria, trabalhando de forma simples e significativa. A razão desta aplicação se dá pela observação em sala de aula da dificuldade encontrada por estudantes em se "ajustar" com a geometria. Quando o tema é abordado geralmente há resistência e dificuldade, muitos deles por vezes não tiveram oportunidade de valorizar as experiências trazidas para sala de aula nas séries anteriores, gerando assim desconforto e criando uma barreira na transposição entre teoria e prática. Desta forma, despertar o interesse, valorizar e tornar o conhecimento agradável pode amenizar tal situação, despertando a disposição pela educação escolar. Uma outra razão para a sua realização é analisar o comportamento da aprendizagem quando do manuseio de materiais concretos, montagem e planificação de sólidos e troca de experiências com os colegas.
     
    Abstract: The study of Mathematics tends to improve students' capacity and skills, enabling them to investigate strategies to solve problem situations in various areas of knowledge and enhance the development of reasoning, facilitating the transfer of theoretical knowledge to everyday life. It is time to think about a new way of teaching, making the student the protagonist of their own knowledge. One of the alternatives is the use of active methodologies and manipulative materials. There are several tools and mechanisms used for this purpose, and when the student is placed at the center of the learning process, the first step is taken. When we talk about active methodologies, we often imagine procedures filled with stages and techniques, but it can also include activities that actively engage the student. Promoting actions that take students and teachers out of their comfort zones, making learning more meaningful, can also be considered as active methodologies. Teachers increasingly need to go the extra mile to capture students' attention, moving away from traditional and lecture-based classes, creating a challenging environment. The role of the teacher goes beyond choosing and implementing good activities; they need to understand how their students think, analyzing and assisting them with their difficulties and strengths, in order to better contribute to the teaching-learning process. The objective of this text is to present an experience report of a different lesson on prisms, pyramids, and rounded shapes, highlighting their similarities and differences, bridging the gap between theory from textbooks and practical application through the assembly and manipulation of geometric solids. It also aims to awaken students' interest and motivation in the study of mathematics, particularly geometry, by working in a simple and meaningful way. The reason for this application arises from observations in the classroom of students' difficulties in "adjusting" to geometry. When the topic is approached, there is often resistance and difficulty, as many students may not have had the opportunity to appreciate the experiences brought to the classroom in previous grades, leading to discomfort and creating a barrier between theory and practice. Therefore, sparking interest, valuing, and making knowledge enjoyable can alleviate this situation, awakening a willingness for school education. Another reason for conducting this study is to analyze learning behavior when handling concrete materials, assembling and planifying solids, and exchanging experiences with classmates.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/84273
    Collections
    • Ensino de Matemática para o Ensino Médio [13]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV