Diferenciando as formas geométrica espaciais
Resumo
Resumo: Este trabalho tem por objetivo apresentar uma aula inédita sobre como diferenciar as formas geométricas espaciais, que foi desenvolvida como trabalho de conclusão de curso da especialização Matemática na Prática promovido pela Universidade Federal do Paraná. Na referida aula iremos, através da percepção espacial, relacionar figuras geométricas espaciais com sua planificação. Tomando por base a habilidade da BNCC EF06MA17 que especifica: quantificare estabelecer relações entre o número de vértices, faces e arestas de prismas e pirâmides, em função do seu polígono da base, para resolver problemas e desenvolver a percepção espacial. O trabalho com blocos (lúdico) é algo que remete o pensamento do aluno a brincadeiras já conhecidas e praticadas por ele em outros momentos, ou seja, momentos cotidianos e de lazer onde o mesmo aprendia brincando. Logo este cenário é propício para se efetuar a ligação, conceitos e definições com as práticas vividas e os objetos já conhecidos no cotidiano. Através das diversas vistas o aluno poderá contemplar e aguçar o pensamento para o objeto como um todo e também entender que o objeto principal pode ser fatiado em outros objetos, neste caso, primas e pirâmides. E tendo como referência as diversas vistas, o/a estudante passará a compreender que dependendo do local onde a pessoa está ela terá uma visão do objeto, e estas visões (vistas) são diferenciadas de acordo com a tomada da mesma (lateral, frontal, superior). E que cada vista nos revela detalhes importantes sobrea composição do objeto principal, como por exemplo, quantos prismas e quantas pirâmides foram utilizados para formar o objeto principal. E para concluirmos utilizamos os recursos digitais, através do software LDD - LEGO® Digital Designer, esenvolvido pela empresa LEGO, idioma em português, com licençagratuita e indicado para o sistema operacional Windows, que nos permite aconfecção de diversos objetos e nos fornece a tomadas de todas as vistas dosentão objetos criados.