Cálculo de área de figuras planas utilizando o brasão da camisa oficial da Seleção Brasileira de Futebol
Resumo
Resumo: Esta é uma proposta didática para o ensino de Grandezas e Medidas, produzida no âmbito do curso de especialização em Matemática na prática, da Universidade Federal do Paraná. Tem como tema o conteúdo, "Àrea de Figuras Planas". Nesta proposta, iremos abordar o cálculo de área de figuras planas, por meio da decomposição de figuras, utilizando a equivalência entre áreas. Nosso objeto de estudo será o brasão da seleção brasileira de futebol. Utilizaremos como recurso a Modelagem Matemática. O presente texto é composto por duas partes. A primeira é a fundamentação teórica, onde abordaremos a importância do ensino de Grandezas e Medidas e o uso da Modelagem Matemática. Na segunda parte, abordaremos uma sugestão de aula com a aplicação de Modelagem Matemática e o brasão da seleção brasileira de futebol. A proposta didática é direcionada ao 7° ano do ensino fundamental anos finais. Espera-se que esta proposta possa trazer contribuições para a prática do professor de matemática no contexto do ensino de Grandezas e Medidas. Abstract: This is a didactic proposal for the teaching of Magnitudes and Measurements, developed within the scope of the specialization course in Mathematics in Practice at the Federal University of Paraná. The theme of this proposal is "Area of Plane Figures". In this proposal, we will approach the calculation of the area of plane figures through the decomposition of figures, using the equivalence between areas. Our object of study will be the emblem of the Brazilian national football team. We will utilize Mathematical Modeling as a resource. This text is composed of two parts. The first part is the theoretical foundation, where we will address the importance of teaching Magnitudes and Measurements and the use of Mathematical Modeling. In the second part, we will present a suggested lesson plan with the application of Mathematical Modeling using the emblem of the Brazilian national football team. The didactic proposal is aimed at the 7th grade of the final years of elementary school. It is expected that this proposal will bring contributions to the practice of mathematics teachers in the context of teaching Magnitudes and Measurements.