Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRolkouski, Emerson, 1975-pt_BR
dc.contributor.otherMoreira, Laura Leal, 1993-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Curso de Especialização em Ensino de Matemática para o Ensino Médiopt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Aberta do Brasilpt_BR
dc.creatorAguiar, Márcia Carolina dept_BR
dc.date.accessioned2023-09-04T15:10:59Z
dc.date.available2023-09-04T15:10:59Z
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/84253
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Emerson Rolkouskipt_BR
dc.descriptionOrientador: Profa. Dra. Laura Leal Moreirapt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (Especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Curso de Especialização em Ensino de Matemática para o Ensino Médio e Programa da Universidade Aberta do Brasil.pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: O objetivo desse artigo é apresentar uma proposta de atividade a ser desenvolvida com os alunos, envolvendo os conceitos que fazem parte da grade curricular do Ensino Fundamental anos finais e Ensino Médio, tendo como foco o estudo dos possíveis ladrilhamentos no plano e aliando a arquitetura à Matemática. Trata-se de uma atividade prática, levando-os a realizarem pesquisas e a relacionarem os conceitos matemáticos com situações do cotidiano, utilizando material concreto. Essa proposta foi pensada para o Ensino Fundamental anos finais e considero que a abordagem deva ser mais dinâmica e que permita que o aluno vivencie a situação e consiga relacionar a atividade com o conteúdo teórico. Entretanto se a aplicação acontecer para o Ensino Médio, recomenda-se que a proposta satisfaça as exigências da BNCC, que é ofertar aos alunos Itinerários Formativos que vivenciem situações para facilitar sua escolha profissional, nesse caso, vamos relacionar a matemática com a arquitetura. Se isso for alcançado, com certeza estamos ofertando uma aula de construção de conhecimento para nossos alunos. A ideia de propor uma aula prática é pensando e levando em consideração as dificuldades que os alunos apresentam na compreensão de conceitos matemáticos e que a matemática não deve ser trabalhada de maneira isolada, o ladrilhamento do plano pode ser considerado uma importante estratégia de ensino, visto que conceitos geométricos podem ser relacionados e assim facilita o entendimento do aluno. Com a aplicação dessa atividade será possível trabalhar o reconhecimento de padrões de ladrilhamentos em construções, construir polígonos regulares através de softwares, estabelecer relações entre ângulos internos na construção de ladrilhamentos, possibilita ao aluno a oportunidade de explorar, de testar e de construir as possíveis distribuições de polígonos regulares ao redor de um vértice no plano, e aproximaremos o conteúdo matemático ao dia a dia de um profissional de arquitetura. De acordo com a BNCC, a Geometria envolve o estudo de um amplo conjunto de conceitos e procedimentos necessários para resolver problemas do mundo físico e de diferentes áreas do conhecimento. Estudar posição e deslocamentos no espaço, formas e relações entre elementos de figuras planas e espaciais pode desenvolver o pensamento geométrico dos alunos. Esse pensamento é necessário para investigar propriedades, fazer conjecturas e produzir argumentos geométricos convincentes. E acredito que com a aplicação dessa aula será possível alcançar esses conceitos, ocorrendo a construção do conhecimento.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This article presents a proposal for a practical activity to be developed with students, involving concepts that are part of the curriculum of the final years of Elementary School and High School, focusing on the study of possible tessellations in the plane and combining architecture with Mathematics. It is a practical activity that leads students to conduct research and relate mathematical concepts to everyday situations, using concrete materials. This proposal was designed for the final years of Elementary School, and it is considered that the approach should be more dynamic, allowing students to experience the situation and relate the activity to the theoretical content. However, if the application is intended for High School, it is recommended that the proposal meets the requirements of the BNCC (National Common Curricular Base), which is to offer students formative paths that provide them with experiences to facilitate their professional choice. In this case, we will relate Mathematics to architecture. By achieving this, we are certainly offering a knowledge-building class to our students. The idea of proposing a practical class takes into account the difficulties that students face in understanding mathematical concepts and the fact that Mathematics should not be taught in isolation. Tiling the plane can be considered an important teaching strategy, as geometric concepts can be related, thus facilitating student understanding. Through the implementation of this activity, it will be possible to work on recognizing tiling patterns in constructions, constructing regular polygons using software, establishing relationships between internal angles in tiling, allowing students to explore, test, and construct possible distributions of regular polygons around a vertex on the plane, and bringing mathematical content closer to the daily life of an architectural professional. According to the BNCC, Geometry involves the study of a wide range of concepts and procedures necessary to solve problems in the physical world and in different areas of knowledge. Studying position and displacements in space, shapes, and relationships between elements of plane and spatial figures can develop students' geometric thinking. This type of thinking is necessary to investigate properties, make conjectures, and produce convincing geometric arguments. It is believed that by implementing this class, these concepts can be achieved, leading to the construction of knowledge.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectGeometria - Problemas, questões, exercíciospt_BR
dc.subjectEnsino auxiliado por computadorpt_BR
dc.subjectArquiteturapt_BR
dc.subjectAprendizagem ativapt_BR
dc.subjectMatemática (Ensino médio)pt_BR
dc.titleDescobrindo geometria através dos ladrilhamentos presentes na arquiteturapt_BR
dc.typeTCC Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples