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dc.contributor.advisorSouza, Rodrigo Clemente Thom de, 1978-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná (Campus Jandaia do Sul). Curso de Licenciatura em Computaçãopt_BR
dc.creatorCanuto, Jorge Luiz dos Santospt_BR
dc.date.accessioned2023-08-31T13:21:11Z
dc.date.available2023-08-31T13:21:11Z
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/84200
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Rodrigo Clemente Thom de Souza.pt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Campus de Jandaia do Sul., Curso de Graduação em Licenciatura em Computação.pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Reconhecer as emoções dos alunos é fundamental para qualquer sistema educacional, pois permite projetar melhores estratégias de ensino e aprendizagem. Identificar as emoções pode ser uma tarefa simples para os humanos, entretanto, se torna uma tarefa complexa para as máquinas. Avanços recentes em computação afetiva, em inglês Affective Computing (AC), e visão computacional estão permitindo que máquinas percebam as express ões faciais humanas e consigam reconhecer as emoções a partir delas. A AC visa tornar as máquinas sensíiveis as emoções humanas, utilizando, para isso, o reconhecimento de emoções. O reconhecimento de emoções visa identificar as emoções humanas, principalmente, por meio das expressões faciais. O reconhecimento das emoções baseado em expressões faciais pode ser realizado através de algoritmos de aprendizagem profunda conhecidos como Redes Neurais Convolucionais, em inglês Convolutional Neural Network(CNN). AsCNN são modelos de aprendizagem profunda aplicáveis a diversos problemas de visão computacional, dentre eles, temos o reconhecimentode emoções faciais baseado em classificação de imagens. Recentemente, uma técnica de aprendizagem de máquina conhecida como transferência de aprendizagem, em inglês Transfer Learning (TL), têm prometido ajudar no desempenho dos modelos de CNN em diversas tarefas. Diante disso, o presente trabalho visa avaliar o desempenho de modelos de CNN com TL aplicado ao problema de reconhecimento de expressões faciais. Como melhor resultado, obtivemos o desempenho de 65% de acurácia com o modelo VGG16.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectSistemas de reconhecimento de padrõespt_BR
dc.subjectRedes neurais (Computação)pt_BR
dc.titleReconhecimento de expressões faciais de alunos com CNNpt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


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