Desenvolvimento front-end de uma aplicação web para aprendizado dos professores da educação básica
Resumo
Resumo : A alta necessidade de aprendizado contínuo dos professores da Educação Básica do ensino educacional Brasileiro, sobre recursos tecnológicos, ocasionado por umperíodo de pandemia do Corona Vírus (Covid-19), é o tema norteador do contexto desse trabalho de conclusão de curso. O conteúdo abordado é a descrição de como foi estruturada a demanda para o desenvolvimento Front-end de uma aplicação web e quais são as metodologias, e como elas ajudaram a consolidar as telas da aplicação auxiliadora no processo de ensino e aprendizagem do professor. A Interface do projeto foi idealizada a partir da análise da heurística de Nielsen de duas aplicações web. A primeira é o web site da Alura, e a segunda é a Plataforma MEC de Recursos Educacionais Digitais. O projeto seguiu as contribuições da interação humano-computador para o desenvolvimento da aplicação, combinado com as tecnologias, frameworks e bibliotecas do desenvolvimento Front-end, como HTML5, CSS3, Bootstrap, JavaScript e Jquery,que foram utilizados afim de garantir que a aplicação seja responsiva, ou seja, compatível com diferentes dispositivos e navegadores. Além disso, as técnicas de design de interface do usuário (UI) e de experiência do usuário (UX) também foram utilizadas para garantir que a aplicação seja fácil de usar e intuitiva para os aprendizados dos professores. Ao final a aplicação web foi desenvolvida seguindo as boas práticas da programação e desenvolvimento web, e foi avaliada seguindo as heurísticas de Nielsen, resultando em uma ferramenta valiosa para ajudar os professores da rede básica de ensino. Mantendo os docentes sempre atualizados e melhor preparados para ensinar os seus alunos, sobre tecnologia, computação ou conhecimento multidisciplinar, com auxílio de tecnologias, digitais ou não.