Medicalização da criança no ambiente escolar : uma revisão integrativa da literatura
Resumo
Resumo: A medicalização do aluno com dificuldade de aprendizagem acaba por centralizar o problema no indivíduo de maneira que a escola pode passar a não mais sentir-se responsável pelo desempenho acadêmico não satisfatório do estudante em questão. O presente estudo trata-se de uma revisão integrativa da literatura que analisou publicações de 2014 até 23 de junho de 2019 as quais contemplassem a temática da medicalização da criança no contexto escolar. Após busca padronizada nas bases de dados (SciELO, ERIC e PubMed), foram escolhidos 9 artigos para análise com o objetivo de compreender se o excesso de suspeitas de transtornos psíquicos nas escolas pode ter origem na falta de adaptação pedagógica ou estratégias de ensino individualizadas. Os resultados e discussão foram apresentados em quatro categorias: (1) motivo do encaminhamento, (2) adaptação pedagógica, (3) visão e (4) conduta da escola. Assim, o estudo concluiu que mesmo que seja percebida discrepância entre os perfis do alunado, não há propostas escolares individualizadas de adaptação pedagógica, pois, em todos os trabalhos desse estudo, as escolas atribuem à culpa do fracasso escolar as próprias características da criança. Por fim, a sugestão é que esse trabalho sirva como incentivo a pesquisas futuras na área a fim de melhor compreensão do fenômeno de medicalização infantil no ambiente da escola
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- Medicina (Toledo) [69]