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dc.contributor.advisorFutagami, Renata Bragatopt_BR
dc.contributor.otherCouto, Cirleine Costapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná (Campus Toledo). Curso de Graduação em Medicinapt_BR
dc.creatorRojo, Biancapt_BR
dc.date.accessioned2024-04-18T17:29:55Z
dc.date.available2024-04-18T17:29:55Z
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/84140
dc.descriptionOrientador: Profª Drª Renata Bragato Futagamipt_BR
dc.descriptionCoorientador: Profª. Drª Cirleine Costa Coutopt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Campus Toledo, Curso de Graduação em Medicinapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: A medicalização do aluno com dificuldade de aprendizagem acaba por centralizar o problema no indivíduo de maneira que a escola pode passar a não mais sentir-se responsável pelo desempenho acadêmico não satisfatório do estudante em questão. O presente estudo trata-se de uma revisão integrativa da literatura que analisou publicações de 2014 até 23 de junho de 2019 as quais contemplassem a temática da medicalização da criança no contexto escolar. Após busca padronizada nas bases de dados (SciELO, ERIC e PubMed), foram escolhidos 9 artigos para análise com o objetivo de compreender se o excesso de suspeitas de transtornos psíquicos nas escolas pode ter origem na falta de adaptação pedagógica ou estratégias de ensino individualizadas. Os resultados e discussão foram apresentados em quatro categorias: (1) motivo do encaminhamento, (2) adaptação pedagógica, (3) visão e (4) conduta da escola. Assim, o estudo concluiu que mesmo que seja percebida discrepância entre os perfis do alunado, não há propostas escolares individualizadas de adaptação pedagógica, pois, em todos os trabalhos desse estudo, as escolas atribuem à culpa do fracasso escolar as próprias características da criança. Por fim, a sugestão é que esse trabalho sirva como incentivo a pesquisas futuras na área a fim de melhor compreensão do fenômeno de medicalização infantil no ambiente da escolapt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectMedicaçãopt_BR
dc.subjectDesempenhopt_BR
dc.subjectAlunos - Comportamentopt_BR
dc.titleMedicalização da criança no ambiente escolar : uma revisão integrativa da literaturapt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


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