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dc.contributorCalderari, Natalipt_BR
dc.contributor.advisorFleig, Daniel Gustavo, 1975-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Graduação em Gestão Ambientalpt_BR
dc.creatorLima, Patrícia Silva dept_BR
dc.date.accessioned2023-08-29T21:55:35Z
dc.date.available2023-08-29T21:55:35Z
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/84138
dc.descriptionOrientador: Daniel Gustavo Fleigpt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Graduação em Gestão Ambientalpt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: A problemática ambiental é foco de discussões cada vez mais intensas em diversos setores da sociedade. Os Sistemas de Gestão Ambiental e a Educação Ambiental são alguns dos instrumentos utilizados no intuito de diminuir os impactos gerados por organizações e promover a sensibilização para a conservação do meio ambiente. Nesse contexto, as Instituições de Ensino Superior (IES) surgem como um importante meio de disseminação do conhecimento e de boas práticas ambientais, devido ao importante papel na formação de cidadãos e futuros profissionais, bem como sua importância na sociedade. Este estudo objetivou caracterizar as ações ambientais desenvolvidas pelas IES do litoral paranaense, sendo objetivos específicos: compreender as discussões na literatura referente aos temas da política nacional de educação ambiental, sistemas de gestão ambiental e o papel das IES nesse contexto; identificar a relação dos instrumentos de gestão ambiental com as IES; e desenvolver uma pesquisa de campo com as IES do litoral do Paraná buscando caracterizar suas ações ambientais. O estudo parte da problemática da fragmentação e baixa institucionalização das atividades de gestão ambiental nas IES. Foi realizada uma revisão bibliográfica sobre o tema e utilizado um questionário estruturado de questões abertas e fechadas para obtenção das informações. Após uma breve descrição das IES, da visão de seus dirigentes e/ou funcionários sobre a questão ambiental no ambiente acadêmico, e a tabulação e descrição dos dados constatou-se a existência de práticas isoladas e muitas vezes superficiais. Isso indica a necessidade de um maior envolvimento dos gestores das instituições, sendo também importante a participação de todos os setores da organização e dos projetos envolvendo estudantes e professores. Outros estudos nessa área são indicados para aprofundar o tema e auxiliar a implantação de práticas e sistemas de gestão ambiental nas IES.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online (56 p.) : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectGestão ambiental - Litoral do Paranápt_BR
dc.subjectUniversidades e faculdades - Aspectos ambientaispt_BR
dc.subjectISO 14001pt_BR
dc.titleSistemas de gestão ambiental em instituições de ensino superior : uma visão no litoral do Paranápt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


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