dc.contributor | Calderari, Natali | pt_BR |
dc.contributor.advisor | Fleig, Daniel Gustavo, 1975- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Graduação em Gestão Ambiental | pt_BR |
dc.creator | Lima, Patrícia Silva de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-08-29T21:55:35Z | |
dc.date.available | 2023-08-29T21:55:35Z | |
dc.date.issued | 2014 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/84138 | |
dc.description | Orientador: Daniel Gustavo Fleig | pt_BR |
dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Graduação em Gestão Ambiental | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: A problemática ambiental é foco de discussões cada vez mais intensas em diversos setores da sociedade. Os Sistemas de Gestão Ambiental e a Educação Ambiental são alguns dos instrumentos utilizados no intuito de diminuir os impactos gerados por organizações e promover a sensibilização para a conservação do meio ambiente. Nesse contexto, as Instituições de Ensino Superior (IES) surgem como um importante meio de disseminação do conhecimento e de boas práticas ambientais, devido ao importante papel na formação de cidadãos e futuros profissionais, bem como sua importância na sociedade. Este estudo objetivou caracterizar as ações ambientais desenvolvidas pelas IES do litoral paranaense, sendo objetivos específicos: compreender as discussões na literatura referente aos temas da política nacional de educação ambiental, sistemas de gestão ambiental e o papel das IES nesse contexto; identificar a relação dos instrumentos de gestão ambiental com as IES; e desenvolver uma pesquisa de campo com as IES do litoral do Paraná buscando caracterizar suas ações ambientais. O estudo parte da problemática da fragmentação e baixa institucionalização das atividades de gestão ambiental nas IES. Foi realizada uma revisão bibliográfica sobre o tema e utilizado um questionário estruturado de questões abertas e fechadas para obtenção das informações. Após uma breve descrição das IES, da visão de seus dirigentes e/ou funcionários sobre a questão ambiental no ambiente acadêmico, e a tabulação e descrição dos dados constatou-se a existência de práticas isoladas e muitas vezes superficiais. Isso indica a necessidade de um maior envolvimento dos gestores das instituições, sendo também importante a participação de todos os setores da organização e dos projetos envolvendo estudantes e professores. Outros estudos nessa área são indicados para aprofundar o tema e auxiliar a implantação de práticas e sistemas de gestão ambiental nas IES. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online (56 p.) : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Gestão ambiental - Litoral do Paraná | pt_BR |
dc.subject | Universidades e faculdades - Aspectos ambientais | pt_BR |
dc.subject | ISO 14001 | pt_BR |
dc.title | Sistemas de gestão ambiental em instituições de ensino superior : uma visão no litoral do Paraná | pt_BR |
dc.type | TCC Graduação Digital | pt_BR |