Sistemas de gestão ambiental em instituições de ensino superior : uma visão no litoral do Paraná
Resumo
Resumo: A problemática ambiental é foco de discussões cada vez mais intensas em diversos setores da sociedade. Os Sistemas de Gestão Ambiental e a Educação Ambiental são alguns dos instrumentos utilizados no intuito de diminuir os impactos gerados por organizações e promover a sensibilização para a conservação do meio ambiente. Nesse contexto, as Instituições de Ensino Superior (IES) surgem como um importante meio de disseminação do conhecimento e de boas práticas ambientais, devido ao importante papel na formação de cidadãos e futuros profissionais, bem como sua importância na sociedade. Este estudo objetivou caracterizar as ações ambientais desenvolvidas pelas IES do litoral paranaense, sendo objetivos específicos: compreender as discussões na literatura referente aos temas da política nacional de educação ambiental, sistemas de gestão ambiental e o papel das IES nesse contexto; identificar a relação dos instrumentos de gestão ambiental com as IES; e desenvolver uma pesquisa de campo com as IES do litoral do Paraná buscando caracterizar suas ações ambientais. O estudo parte da problemática da fragmentação e baixa institucionalização das atividades de gestão ambiental nas IES. Foi realizada uma revisão bibliográfica sobre o tema e utilizado um questionário estruturado de questões abertas e fechadas para obtenção das informações. Após uma breve descrição das IES, da visão de seus dirigentes e/ou funcionários sobre a questão ambiental no ambiente acadêmico, e a tabulação e descrição dos dados constatou-se a existência de práticas isoladas e muitas vezes superficiais. Isso indica a necessidade de um maior envolvimento dos gestores das instituições, sendo também importante a participação de todos os setores da organização e dos projetos envolvendo estudantes e professores. Outros estudos nessa área são indicados para aprofundar o tema e auxiliar a implantação de práticas e sistemas de gestão ambiental nas IES.