• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Metodologia do Ensino das Séries Iniciais do 1º Grau
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Metodologia do Ensino das Séries Iniciais do 1º Grau
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Contribuições do lúdico para a aprendizagem da matemática : aspectos social e afetivo

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    D - E - CLAUDIA GISLENE BIOLO MORAIS.pdf (9.352Mb)
    Data
    2002
    Autor
    Morais, Claúdia Gislene Biolo
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: O presente trabalho, que tem como tema as contribuições do lúdico para a aprendizagem da matemática e suas relações com os aspectos afetivo e social da criança, busca se aprofundar em novas práticas pedagógicas vinculadas ao lúdico, que possibilitem a construção do conhecimento matemático pela criança, ao mesmo tempo que a envolva afetivamente nesse processo de aprendizagem de forma mais espontânea, natural e prazerosa, resgatando, assim, seu interesse e prazer em aprender matemática. O trabalho foi realizado mediante pesquisa bibliográfica, tendo como base teórica o interacionismo, o qual propõe situações de interação social em sala de aula, em que o aluno tenha a possibilidade de interagir com o meio - outros alunos e professor - de maneira a participar, de forma ativa, do seu processo de construção do conhecimento. Para tanto, discorre-se, inicialmente, sobre o desenvolvimento social e afetivo da criança, sob o ponto de vista de elementos éticos, estabelecendo, posteriormente, relações entre esses aspectos e o aspecto de seu desenvolvimento cognitivo e da construção do conhecimento matemático por ela. Em seguida, é feita uma abordagem dos aspectos do lúdico no contexto escolar, enfatizando-o como eficiente recurso no processo de ensino-aprendizagem da matemática. Pretende-se, dessa forma, estabelecer relações entre os jogos, a aprendizagem da matemática e a socialização e a afetividade, as quais envolvem o vínculo afetivo com os conteúdos de matemática, necessário para que ocorra a aprendizagem. Ao final do trabalho são apresentados três jogos, cujo processo de desenvolvimento envolveu pesquisa bibliográfica e recriação, culminando com sua aplicação em salas de aula do Ensino Fundamental, a fim de observar suas contribuições e os efeitos de uma teoria na prática. Constatou-se que esses jogos propostos possibilitam trabalhar, ao mesmo tempo, conteúdos de matemática, a socialização e a afetividade entre os integrantes do grupo, no sentido da relação dos mesmos entre si e de sua relação com o conhecimento matemático.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/84073
    Collections
    • Metodologia do Ensino das Séries Iniciais do 1º Grau [46]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV