Contribuições do lúdico para a aprendizagem da matemática : aspectos social e afetivo
Resumo
Resumo: O presente trabalho, que tem como tema as contribuições do lúdico para a aprendizagem da matemática e suas relações com os aspectos afetivo e social da criança, busca se aprofundar em novas práticas pedagógicas vinculadas ao lúdico, que possibilitem a construção do conhecimento matemático pela criança, ao mesmo tempo que a envolva afetivamente nesse processo de aprendizagem de forma mais espontânea, natural e prazerosa, resgatando, assim, seu interesse e prazer em aprender matemática. O trabalho foi realizado mediante pesquisa bibliográfica, tendo como base teórica o interacionismo, o qual propõe situações de interação social em sala de aula, em que o aluno tenha a possibilidade de interagir com o meio - outros alunos e professor - de maneira a participar, de forma ativa, do seu processo de construção do conhecimento. Para tanto, discorre-se, inicialmente, sobre o desenvolvimento social e afetivo da criança, sob o ponto de vista de elementos éticos, estabelecendo, posteriormente, relações entre esses aspectos e o aspecto de seu desenvolvimento cognitivo e da construção do conhecimento matemático por ela. Em seguida, é feita uma abordagem dos aspectos do lúdico no contexto escolar, enfatizando-o como eficiente recurso no processo de ensino-aprendizagem da matemática. Pretende-se, dessa forma, estabelecer relações entre os jogos, a aprendizagem da matemática e a socialização e a afetividade, as quais envolvem o vínculo afetivo com os conteúdos de matemática, necessário para que ocorra a aprendizagem. Ao final do trabalho são apresentados três jogos, cujo processo de desenvolvimento envolveu pesquisa bibliográfica e recriação, culminando com sua aplicação em salas de aula do Ensino Fundamental, a fim de observar suas contribuições e os efeitos de uma teoria na prática. Constatou-se que esses jogos propostos possibilitam trabalhar, ao mesmo tempo, conteúdos de matemática, a socialização e a afetividade entre os integrantes do grupo, no sentido da relação dos mesmos entre si e de sua relação com o conhecimento matemático.