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dc.contributor.advisorTavares, Andressa Kerecz, 1981-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação do Campopt_BR
dc.creatorReded, Lenes Marypt_BR
dc.date.accessioned2023-08-18T16:13:26Z
dc.date.available2023-08-18T16:13:26Z
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/83963
dc.descriptionOrientadora: Andressa Kerecz Tavarespt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Graduação em Educação do Campopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: O presente estudo aborda a educação do campo e o trabalho com a realidade local dos sujeitos sociais. O objetivo dessa pesquisa é analisar a origem da mandioca, classificação botânica e as propriedades nutricionais junto à sua utilização nos mais diversos tipos de receitas. A comunidade de Tagaçaba, localizada no município de Guaraqueçaba, estado do Paraná, tem uma expressiva produção de mandioca oriunda da agricultura familiar. A produção de alimentos locais utilizando a matéria prima da mandioca, viabilizou o desenvolvimento desse trabalho que pode contribuir com a valorização da culinária local junto à encaminhamentos na escola que atende os filhos dos produtores de mandioca. Com fundamentação em teóricos, documentos federais e estaduais, trabalhos científicos desenvolvidos sobre a temática, esse estudo tende a colaborar com a educação do campo, com a agricultura familiar e com a economia da cidade já que a socialização das receitas pode fomentar a produção em larga escala e ainda, a partir desse trabalho, o reconhecimento das propriedades nutritivas dos alimentos produzidos à partir da mandioca. Com procedimento metodológico de fundamentação teórica em autores como Martins (2009) que escreve sobre as especificidades do campo e seus sujeitos, as Diretrizes da Educação do Campo (2002) que prevê um ensino escolar vinculado à comunidade e à realidade local, Arroyo; Fernandes (1998) que falam da necessidade da educação do campo levar em conta os sujeitos em suas lutas, entre outros autores, concluiu-se que as receitas registradas dão suporte ao registro da arte culinária da localidade junto à valorização dessa cultura.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online (31 p.) : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectMandioca - Cultivopt_BR
dc.subjectCulinária - Paranápt_BR
dc.subjectEducação ruralpt_BR
dc.titleEducação no campo : desenvolvimento de um livro de receitas locais da mandioca de Tagaçaba – Guaraqueçaba/PRpt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


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