dc.contributor.advisor | Tavares, Andressa Kerecz, 1981- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação do Campo | pt_BR |
dc.creator | Reded, Lenes Mary | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-08-18T16:13:26Z | |
dc.date.available | 2023-08-18T16:13:26Z | |
dc.date.issued | 2019 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/83963 | |
dc.description | Orientadora: Andressa Kerecz Tavares | pt_BR |
dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Graduação em Educação do Campo | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: O presente estudo aborda a educação do campo e o trabalho com a realidade local dos sujeitos sociais. O objetivo dessa pesquisa é analisar a origem da mandioca, classificação botânica e as propriedades nutricionais junto à sua utilização nos mais diversos tipos de receitas. A comunidade de Tagaçaba, localizada no município de Guaraqueçaba, estado do Paraná, tem uma expressiva produção de mandioca oriunda da agricultura familiar. A produção de alimentos locais utilizando a matéria prima da mandioca, viabilizou o desenvolvimento desse trabalho que pode contribuir com a valorização da culinária local junto à encaminhamentos na escola que atende os filhos dos produtores de mandioca. Com fundamentação em teóricos, documentos federais e estaduais, trabalhos científicos desenvolvidos sobre a temática, esse estudo tende a colaborar com a educação do campo, com a agricultura familiar e com a economia da cidade já que a socialização das receitas pode fomentar a produção em larga escala e ainda, a partir desse trabalho, o reconhecimento das propriedades nutritivas dos alimentos produzidos à partir da mandioca. Com procedimento metodológico de fundamentação teórica em autores como Martins (2009) que escreve sobre as especificidades do campo e seus sujeitos, as Diretrizes da Educação do Campo (2002) que prevê um ensino escolar vinculado à comunidade e à realidade local, Arroyo; Fernandes (1998) que falam da necessidade da educação do campo levar em conta os sujeitos em suas lutas, entre outros autores, concluiu-se que as receitas registradas dão suporte ao registro da arte culinária da localidade junto à valorização dessa cultura. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online (31 p.) : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Mandioca - Cultivo | pt_BR |
dc.subject | Culinária - Paraná | pt_BR |
dc.subject | Educação rural | pt_BR |
dc.title | Educação no campo : desenvolvimento de um livro de receitas locais da mandioca de Tagaçaba – Guaraqueçaba/PR | pt_BR |
dc.type | TCC Graduação Digital | pt_BR |