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    Educação no campo : desenvolvimento de um livro de receitas locais da mandioca de Tagaçaba – Guaraqueçaba/PR

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    R-G-LENES-MARI-REDED.pdf (1.315Mb)
    Data
    2019
    Autor
    Reded, Lenes Mary
    Metadata
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    Resumo
    Resumo: O presente estudo aborda a educação do campo e o trabalho com a realidade local dos sujeitos sociais. O objetivo dessa pesquisa é analisar a origem da mandioca, classificação botânica e as propriedades nutricionais junto à sua utilização nos mais diversos tipos de receitas. A comunidade de Tagaçaba, localizada no município de Guaraqueçaba, estado do Paraná, tem uma expressiva produção de mandioca oriunda da agricultura familiar. A produção de alimentos locais utilizando a matéria prima da mandioca, viabilizou o desenvolvimento desse trabalho que pode contribuir com a valorização da culinária local junto à encaminhamentos na escola que atende os filhos dos produtores de mandioca. Com fundamentação em teóricos, documentos federais e estaduais, trabalhos científicos desenvolvidos sobre a temática, esse estudo tende a colaborar com a educação do campo, com a agricultura familiar e com a economia da cidade já que a socialização das receitas pode fomentar a produção em larga escala e ainda, a partir desse trabalho, o reconhecimento das propriedades nutritivas dos alimentos produzidos à partir da mandioca. Com procedimento metodológico de fundamentação teórica em autores como Martins (2009) que escreve sobre as especificidades do campo e seus sujeitos, as Diretrizes da Educação do Campo (2002) que prevê um ensino escolar vinculado à comunidade e à realidade local, Arroyo; Fernandes (1998) que falam da necessidade da educação do campo levar em conta os sujeitos em suas lutas, entre outros autores, concluiu-se que as receitas registradas dão suporte ao registro da arte culinária da localidade junto à valorização dessa cultura.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/83963
    Collections
    • Educação do Campo (Litoral) [81]

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