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dc.contributorGhizi, Rogério Bayerpt_BR
dc.contributor.advisorKutzke, Alexander Robert, 1986-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação Profissional e Tecnológica. Curso de Graduação em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemaspt_BR
dc.creatorBruginski, Fernando Luis Dunaiskipt_BR
dc.date.accessioned2023-08-14T15:46:04Z
dc.date.available2023-08-14T15:46:04Z
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/83925
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Alexander Robert Kutzkept_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação Profissional e Tecnológica da UFPR, Curso de Graduação em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 67-70.pt_BR
dc.description.abstractResumo : Durante a pandemia da COVID-19, o uso de ferramentas educacionais online aumentou entre estudantes e docentes. No entanto, a falta de motivação e o uso inadequado dessas ferramentas resultaram em altas taxas de evasão universitária. Para abordar essa questão, a equipe decidiu analisar as dificuldades enfrentadas pelos alunos de computação, com o objetivo de identificar as ferramentas mais utilizadas e propor melhorias para otimizar a experiência de aprendizado. A aplicação escolhida para a monografia foi o FarmaALG, uma plataforma amplamente adotada pelos alunos de computação da UFPR, com potencial de escalabilidade após sua recente refatoração em Java e junto ao framework React. O principal objetivo foi transformar o ambiente do FarmaALG em uma experiência ainda mais personalizável e gamificada, buscando aumentar a motivação dos usuários por meio de técnicas de jogos, como a implementação de mecanismos de pontuação, medalhas e rankings. Para atingir esse objetivo, foram incorporadas funcionalidades de gamificação na plataforma web e criadas duas versões exclusivas para dispositivos móveis, uma para alunos e outra para professores, utilizando o framework React Native com Expo. Essa abordagem buscou democratizar o acesso ao sistema, permitindo interação por meio de dispositivos móveis, como smartphones. O processo de implementação e desenvolvimento seguiu uma adaptação da metodologia Scrum, fornecendo direcionamento claro para as atividades e promovendo uma abordagem ágil. Dessa forma, espera-se que os desenvolvimentos da equipe dentro do ecossistema do FarmaALG resultem em um ambiente de aprendizado mais envolvente, acessível e motivador, contribuindo para a redução dos índices de evasão e melhorando a experiência dos estudantes de computação da universidade.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/x-compressed application/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectGameficaçãopt_BR
dc.subjectAnálise e desenvolvimento de sistemaspt_BR
dc.subjectEducaçao - Softwarept_BR
dc.subjectAndroid (Recurso eletrônico)pt_BR
dc.subjectReact (Electronic resource)pt_BR
dc.titleFarmaALG : implementação mobile e atualização da interface web inserindo conceitos de gamificaçãopt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


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