dc.contributor | Ghizi, Rogério Bayer | pt_BR |
dc.contributor.advisor | Kutzke, Alexander Robert, 1986- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação Profissional e Tecnológica. Curso de Graduação em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas | pt_BR |
dc.creator | Bruginski, Fernando Luis Dunaiski | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-08-14T15:46:04Z | |
dc.date.available | 2023-08-14T15:46:04Z | |
dc.date.issued | 2023 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/83925 | |
dc.description | Orientador: Prof. Dr. Alexander Robert Kutzke | pt_BR |
dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação Profissional e Tecnológica da UFPR, Curso de Graduação em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. | pt_BR |
dc.description | Inclui referências: p. 67-70. | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : Durante a pandemia da COVID-19, o uso de ferramentas educacionais online aumentou entre estudantes e docentes. No entanto, a falta de motivação e o uso inadequado dessas ferramentas resultaram em altas taxas de evasão universitária. Para abordar essa questão, a equipe decidiu analisar as dificuldades enfrentadas pelos alunos de computação, com o objetivo de identificar as ferramentas mais utilizadas e propor melhorias para otimizar a experiência de aprendizado. A aplicação escolhida para a monografia foi o FarmaALG, uma plataforma amplamente adotada pelos alunos de computação da UFPR, com potencial de escalabilidade após sua recente refatoração em Java e junto ao framework React. O principal objetivo foi transformar o ambiente do FarmaALG em uma experiência ainda mais personalizável e gamificada, buscando aumentar a motivação dos usuários por meio de técnicas de jogos, como a implementação de mecanismos de pontuação, medalhas e rankings. Para atingir esse objetivo, foram incorporadas funcionalidades de gamificação na plataforma web e criadas duas versões exclusivas para dispositivos móveis, uma para alunos e outra para professores, utilizando o framework React Native com Expo. Essa abordagem buscou democratizar o acesso ao sistema, permitindo interação por meio de dispositivos móveis, como smartphones. O processo de implementação e desenvolvimento seguiu uma adaptação da metodologia Scrum, fornecendo direcionamento claro para as atividades e promovendo uma abordagem ágil. Dessa forma, espera-se que os desenvolvimentos da equipe dentro do ecossistema do FarmaALG resultem em um ambiente de aprendizado mais envolvente, acessível e motivador, contribuindo para a redução dos índices de evasão e melhorando a experiência dos estudantes de computação da universidade. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/x-compressed application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Gameficação | pt_BR |
dc.subject | Análise e desenvolvimento de sistemas | pt_BR |
dc.subject | Educaçao - Software | pt_BR |
dc.subject | Android (Recurso eletrônico) | pt_BR |
dc.subject | React (Electronic resource) | pt_BR |
dc.title | FarmaALG : implementação mobile e atualização da interface web inserindo conceitos de gamificação | pt_BR |
dc.type | TCC Graduação Digital | pt_BR |